Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Economia

Transações via Pix no varejo e foodservice ultrapassam R$ 285 milhões

Operação via Pix apresenta custos menores do que taxas associadas às transações de cartão de débito e crédito

Redação de Redação
1 de março de 2024
no Economia, Meios de pagamento, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos
Para presidente da Abecs, Pix por aproximação deve ter impacto, principalmente no débito

O varejo e foodservice são os setores que mais utilizam o Pix como meio de pagamento, somando R$ 287 milhões em transações, segundo levantamento da Web Automação com 10 mil empresas.

O varejo registrou R$ 68 milhões pagos com a ferramenta em 2023, contra R$ 14 milhões no ano anterior, o equivalente a um aumento de 385%. Já o setor de foodservice teve crescimento de 338% no período, movimentando R$ 219 milhões em 2023.

Para Cristiano Maschio, especialista em pagamentos e CEO da fintech Qesh, a característica mais atrativa é a estrutura de custos potencialmente mais baixa que outros meios de pagamento: “Em muitos casos, a operação via Pix apresenta custos menores do que taxas associadas às transações de cartão de débito e crédito, que chegam a 5%”.

De acordo com pesquisa, o uso do Pix cresceu 340% no último ano, saltando de R$ 81,7 milhões transacionados em 2022 para R$ 359,7 milhões em 2023. Os métodos tradicionais de pagamento apresentam crescimento mais modesto. No cartão de crédito, por exemplo, foram transacionados R$ 1,4 bilhão em 2023, um aumento de 180%. No débito, os números atingiram R$ 1,2 bilhão, resultado 162% maior que o registrado em 2022.

“A praticidade, baixo custo e disponibilidade 24 horas, sete dias por semana, fez com que o Pix se tornasse uma escolha conveniente para consumidores. A adesão maciça evidencia a preferência por transações rápidas e eficientes”, destaca Maschio.

Lançado pelo Banco Central (BC) há pouco mais de três anos, o Pix consolidou-se como meio de pagamento mais utilizado no País, ultrapassando a marca de 155 milhões de usuários e R$ 1.5 trilhão transacionados. No comércio eletrônico, o pagamento instantâneo já chega a 100% de aceitação, empatado com cartão de crédito.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Eu Entrego encerra 2023 com 20 mi de entregas realizadas e prevê dobrar o volume em 2024

Próxima Postagem

Bloomin’ Brands foca em expansão no Brasil e inicia o ano com quatro inaugurações do Outback

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Indústrias pedem taxação de bets para financiar saúde e educação
Varejo

Natura tem prejuízo líquido de R$ 1,9 bi no 3º tri, queda de 71% ante 2024

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Bloomin’ Brands foca em expansão no Brasil e inicia o ano com quatro inaugurações do Outback

Bloomin’ Brands foca em expansão no Brasil e inicia o ano com quatro inaugurações do Outback

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile