Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Notícias

Inflação do varejo paulistano fica abaixo do IPCA, com alta de 2,55%

Redação de Redação
1 de fevereiro de 2019
no Notícias, Projeções econômicas
Tempo de leitura: 2 minutos
Mercado financeiro prevê que inflação fechará o ano em 4,54% e será de 3,92% em 2024

O Índice de Preços no Varejo (IPV) na região metropolitana de São Paulo ficou abaixo da inflação geral em 2018, de acordo com dados divulgados pela FecomércioSP. Os preços cresceram 2,55% no ano passado, quando comparado a 2017.  Em dezembro, houve uma queda de 0,12%.

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ficou em 3,75% em 2018 no Brasil. O percentual ficou 1,20 pontos acima da inflação para o varejo paulistano.

No entanto, os números ainda indicam que o aumento de preços do varejo paulista no ano passado ficou acima do de 2017, quando o aumento ficou em 1,99%. Em 2016, o crescimento foi muito maior, ficando em 6,34%.

A avaliação da variação de preços por renda aponta que a classe B foi a mais impactada pelo aumento de preços, crescendo 0,05%. A que menos sofreu com os preços foi a classe A, onde houve uma queda de 0,16%.

O IPV é avaliado por meio de oito segmentos, dos quais dois fecharam dezembro com queda no preço médio, na comparação com novembro. Os preços da categoria de Transporte decresceram 1,66%, influenciado pela queda dos preços da gasolina (-4,25%), óleo diesel (-3,88%) e etanol (-3,50%). Os preços do setor de Saúde e Cuidados Pessoais caíram 0, 67%.

Vários segmentos sofreram crescimento dos preços médios. A categoria de Alimentos e bebidas apresentou alta de 0,52%, em dezembro. Na análise de todo o ano de 2018, o grupo acumulou alta de 5,91%. Os itens que influenciaram esse crescimento dos preços foram: carnes (2,99%) e cereais, leguminosas e oleaginosas (3,23%). O preço do feijão-carioca aumentou 16,96%, fazendo o índice das oleaginosas crescer.

Outra categoria a apresentar preços mais altos em dezembro foi vestuário, que cresceu 0,85% no mês e 0,37% no ano. Habitação, artigos de residência, despesas pessoais e educação também tiveram os custos elevados, em 0,95%, 0,79%, 0,2% e 2,96%, respectivamente.

A pesquisa Custo de Vida por Classe Social (CVCS), realizada mensalmente FecomercioSP indicou que a inflação na região metropolitana de São Paulo, incluindo todos os segmentos foi maior que a variação do varejo, chegando a 3,34%, mas ainda se mantendo abaixo da inflação nacional. O maior influenciador desta alta foi o Índice de Preços de Serviços (IPS), que cresceu pelo quarto mês consecutivo em dezembro, com alta de 0,54%. Na análise anual, os serviços ficaram com preços 4,17% mais altos em 2018. Ainda assim, este crescimento é menor que o apresentado em 2017, quando a alta foi de 5,8%.

*Imagem reprodução

Postagem anterior

Startups de mobilidade Yellow e Grin se unem para enfrentar Uber

Próxima Postagem

Marca de calçados Usaflex lança loja virtual

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Indústrias pedem taxação de bets para financiar saúde e educação
Varejo

Natura tem prejuízo líquido de R$ 1,9 bi no 3º tri, queda de 71% ante 2024

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Marca de calçados Usaflex lança loja virtual

Marca de calçados Usaflex lança loja virtual

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile