Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Uncategorized

Muito além da competência e capacidade individuais

Momentum nº 983

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
25 de setembro de 2022
no Uncategorized
Tempo de leitura: 3 minutos
desafios liderança Muito além da competência e capacidade individuais

Se você já se sentiu pressionado pelas demandas emergentes e crescentes para além de sua capacidade e competência pessoais requeridas no cenário atual, bem-vindo ao lado B do “admirável mundo novo, de novo”.

Só para lembrar, o “Admirável Mundo Novo, De Novo” foi o tema do Latam Retail Show deste ano e foi examinado e contextualizado em mais de 100 horas de conteúdo com a visão de 218 palestrantes e 8 pesquisas inéditas para aprender e debater o presente e o futuro do varejo e o consumo.

Para além das questões envolvendo a síndrome do impostor, aquela em que em algum momento da vida podemos nos sentir enganando os demais por não temos segurança de que estamos preparados para enfrentar os desafios do presente e do futuro mais imediato, sendo solidário, você é apenas mais um.

E por uma razão mais do que óbvia.

Os desafios são muito maiores do que a capacidade individual de enfrentá-los sozinho com sua própria e exclusiva competência, por mais dedicado, comprometido, estudioso, visionário e workaholic que seja.

Simplesmente porque os desafios se multiplicam numa velocidade, intensidade e complexidade que nunca se imaginou poderia acontecer.

Está acontecendo e, lamentamos informar, assim permanecerá.

É ilusão imaginar que individualmente será possível encontrar respostas certas e precisas para esse nível de complexidade gerada pela realidade em constante, profunda, rápida e permanente mutação.

Isso pressupõe a busca de modelos individuais de atitude para conviver com esse cenário que se torna ainda mais desafiador quando estamos em posição de liderança com a missão de mostrar caminhos e conduzir para o alcance de resultados.

Que se tornam cada vez mais fundamentais num ambiente em que somos constantemente avaliados por nossa atualidade de informações, visões, soluções propostas e, fundamental, entrega de resultados.

Se o admirável mundo novo é caracterizado por uma realidade que difere da anterior, na qual a globalização era palavra de ordem e, portanto, haveria um tempo para implementar o que pudesse trazer melhor retorno num prazo mais longo em âmbito global, agora o desafio é mais imediato, objetivo e local. E o futuro ao futuro pertence.

A cada momento nos defrontamos com novas alternativas, inovações e soluções que, se de um lado amplificam possibilidades, de outro geram ansiedades e novas complexidades para um convívio saudável e produtivo no cenário reconfigurado.

Daí a importância da formação e integração de lideranças que se complementem em suas especialidades, competências, visões e habilidades para buscar caminhos e implementar soluções que potencializem resultados.

Mais do que nunca, o dito popular que diz que “uma andorinha só não faz verão” é verdadeiro.

A habilidade maior está em construir a visão coletiva e em formar grupos de liderança, administrando desiguais com competências complementares, e harmonizar o convívio em benefício da realização do que se propõe.

Tão simples de enunciar e tão difícil de realizar, pois, para além dos desafios do cenário em constante e rápida mutação, está o fato de que as pessoas envolvidas se tornaram também mais complexas e empoderadas pelos mesmos elementos que tornam a sociedade como um todo igualmente mais complexa.

Dentre esses elementos, a destacar tudo que envolve tecnologia, digital e as redes sociais com sua enorme capacidade de criar múltiplas opções para cada circunstância e momento.

E o fato de que o desejável é encontrar caminhos para conciliar o bem estar individual e o alcance de objetivos e metas profissionais e empresariais, o que tem levado a profundas mudanças nas estruturas do emprego, como mostra o crescimento da Gig Economy, o auto emprego e o saudável desejo de ampliar o home office para a maioria dos profissionais, em especial os mais jovens.

Nesse “admirável mundo novo, de novo”, o pensar simples, direto, rápido e objetivo, fatores tão relevantes no exercício da liderança pragmática e focada em resultados, se tornou mais difícil de conciliar com a multiplicidade de opções criadas pelo uso dos mais diversos instrumentos alternativos para o alcance de resultados.

Se a constatação dessa realidade nos conforta por não nos sentirmos isolados em nossos desafios pessoais, profissionais e empresariais, de outro lado deveria nos estimular a continuarmos a desenvolver competências para envolver, visionar e atuar nos negócios, nas nossas iniciativas e na própria vida de forma mais harmônica, equilibrada e produtiva, porém sem jamais parar de evoluir como pessoa, profissional, dirigente, empreendedor ou empresário.

Vale refletir.

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem e publisher da plataforma Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Kibon promove campanha para escolher degustadores de sorvetes

Próxima Postagem

Reserva lança tênis que integra mundo físico e digital no metaverso

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

Em carta a líderes do G20, presidente do FSB pede implementação de reformas financeiras
Economia

Em carta a líderes do G20, presidente do FSB pede implementação de reformas financeiras

18 de novembro de 2024
Após queda, setor de artigos farmacêuticos cresce 2,1% em outubro
Varejo

Após queda, setor de artigos farmacêuticos cresce 2,1% em outubro

14 de novembro de 2024
Minha Casa Minha Vida
Economia

Minha Casa Minha Vida pode chegar a 2,3 milhões de unidades até o fim de 2026, diz ministro

14 de novembro de 2024
Juíza absolve Samarco, Vale e BHP de crimes ambientais na tragédia de Mariana
Economia

Juíza absolve Samarco, Vale e BHP de crimes ambientais na tragédia de Mariana

14 de novembro de 2024
Senado analisa projeto de lei do mercado de crédito de carbono nesta terça-feira
Economia

Com alterações, Senado aprova projeto que cria mercado regulado de carbono

14 de novembro de 2024
Um levante pela Nação no varejo e em toda a realidade nacional
Uncategorized

Um levante pela Nação no varejo e em toda a realidade nacional

18 de agosto de 2024
Em parceria com o governo federal, Carrefour alcança 53 mil contratados do programa Bolsa Família
Varejo

Carrefour, Assaí, Magazine Luiza, Casas Bahia e RD Saúde lideram ranking dos grandes do varejo

13 de agosto de 2024
Franchising no Brasil é benchmark global também no varejo
Artigos

Franchising no Brasil é benchmark global também no varejo

11 de agosto de 2024
Próxima Postagem
Reserva lança tênis que integra mundo físico e digital no metaverso

Reserva lança tênis que integra mundo físico e digital no metaverso

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.