Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Uncategorized

É perigoso ser otimista. Mas é realista!

Momentum nº 976

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
7 de agosto de 2022
no Uncategorized
Tempo de leitura: 4 minutos
país

Otimismo neste momento pode parecer alienação. Quando não passível de ser tachado de opinião política favorecendo uma corrente partidária.

Como é possível ser otimista considerando o conjunto de fatores adversos que o mundo enfrenta somando o que ainda não está equacionado no pós-pandemia e que envolve crise de abastecimento e elevada e resistente inflação, tudo isso agravado pelos problemas de energia e combustível, em especial no Hemisfério Norte?

E ainda as consequências da invasão da Rússia na Ucrânia e seus impactos no abastecimento alimentar e os problemas de energia na Europa?

E mais o agravamento dos conflitos políticos entre as duas maiores potencias globais – Estados Unidos e China – que estão elevando o tom geral de preocupação no mundo?

Definitivamente o mundo vive um período instável e conturbado que gera cautela e desconfiança generalizada e determina um comportamento muito mais racional de consumidores privilegiando as alternativas de consumo ligadas a valor em termos de formatos, canais, marcas e produtos.

No cenário político local temos a exacerbação da polarização que contribui para acirrar ânimos e inibir o equilíbrio para permitir análise mais abrangente e menos apaixonada. Tudo isso sem minimizar em nada os equívocos que têm sido cometidos nos últimos anos, por diversos governos nas esferas federal, estadual e municipal e pelas opções políticas equivocadas e seu impacto no aprofundamento dos problemas gerados pelas desigualdades sociais, a insegurança coletiva e a carência na educação.

Em especial quando consideramos indicadores mínimos relativos à alimentação de boa parte da população.

Se buscarmos um olhar mais abrangente e menos apaixonado politicamente veremos que, olhando o todo desse cenário, o Brasil vive um momento particular quando comparado com o ambiente global.

Não temos problemas mais sérios de desabastecimento generalizado.

Temos uma inflação elevada, porém declinante e, mais importante, temos experiência e mecanismos financeiros para operar nesse ambiente.

Temos elevado desemprego, perto de 12 milhões de pessoas, porém também declinante, e mecanismos de estímulo que favorecem o microempreendedorismo individual, estimulado pela chamada Gig Economy, que já reúne perto de 13,5 milhões de empreendimentos, 69% do total de empresas do país.

Temos um país que avança cada vez mais na produção de alimentos e é líder mundial em algumas categorias, para um mundo que precisa cada vez mais de alternativas.

Temos um país que tem cometido equívocos sérios em seu posicionamento e ações envolvendo os temas de sustentabilidade e proteção da natureza, porém com crescente consciência sobre a importância de ações efetivas e resultados mais imediatos. E com muitas iniciativas, em especial do setor privado, nessa direção.

Temos um país dos mais jovens do mundo e que tem evoluído de forma marcante nos temas ligados à tecnologia e transformação digital e com avanços importantes na implantação massificada no 5G. E que tem surpreendido pela incorporação de relevantes evoluções em temas com pagamento e relacionamento digital.

Temos um país onde o nível de desigualdades sociais é inaceitável, mas que tem avançado na consciência coletiva sobre a necessidade de atuar nessa equalização e com forte envolvimento do setor privado na tentativa de contribuir para minimizar esse problema.

Temos um dos maiores mercados do mundo, balizado pelo tamanho da população, sua idade média e sua propensão ao consumo de bens e serviços.

Temos um setor empresarial vibrante, criativo, inovador, flexível e adaptável, forjado na sequência de crises locais e globais que o tornou dos mais resilientes para enfrentar problemas, como ficou patente no quadro que envolveu a crise recente da covid.

Temos uma das maiores economias do mundo que, por equívocos internos, especialmente no campo político, e não é de hoje, não consegue potencializar os ativos estratégicos, naturais ou desenvolvidos que temos à disposição

Mas temos também uma autoestima baixa e uma propensão a focar no copo meio vazio e detratar o país publicamente inclusive para o mundo, como se isso significasse isenção na capacidade de análise. Comparem com povos de outros países, mais ou menos desenvolvidos, se têm o mesmo comportamento.

É preciso ter equilíbrio, atualização e visão global para enxergar tudo que deve e precisa ser melhorado, não transigir em nada com os equívocos e problemas que nós mesmos como sociedade temos cometido, sem nenhuma alienação. Mas com a necessária isenção.

Valorizando o que precisa e deve ser valorizado, mas sendo intransigente com a necessária correção de rumos que se impõe no curto prazo. E entendendo que o cenário mundial pode nos favorecer nesse momento se formos hábeis e competentes para continuar a promover a necessária evolução social, política e atitudinal.

E nesse aspecto, se fizerem sentido essas análises acima, entendermos que cabe ao setor privado ser mais protagonista na evolução que se impõe ao país, valorizando e potencializando o que temos de positivo e atuando decisivamente para transformar a realidade onde é necessário.

Que essa possa ser uma reflexão realista, relevante e, principalmente, motivadora para todos nós.

Nota: Os principais temas que impactam o varejo e o consumo no Brasil, no Mundo e na América Latina serão tratados no Latam Retail Show, que acontecerá em versão fígital de 13 a 15 de setembro com mais de 200 palestrantes, acima de 100 horas de conteúdo e com 8 pesquisas inéditas e exclusivas que ajudam a decodificar a realidade emergente e contribuir para o repensar de caminhos para empresários, empreendedores, executivos e profissionais especialmente ligados a esses setores.

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem e publisher da plataforma Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Dia dos Pais: Consumidores buscam e-commerces para compra de presentes

Próxima Postagem

Fundador da Ricardo Eletro vira ‘coach’ após deixar negócio à beira da falência

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

Em carta a líderes do G20, presidente do FSB pede implementação de reformas financeiras
Economia

Em carta a líderes do G20, presidente do FSB pede implementação de reformas financeiras

18 de novembro de 2024
Após queda, setor de artigos farmacêuticos cresce 2,1% em outubro
Varejo

Após queda, setor de artigos farmacêuticos cresce 2,1% em outubro

14 de novembro de 2024
Minha Casa Minha Vida
Economia

Minha Casa Minha Vida pode chegar a 2,3 milhões de unidades até o fim de 2026, diz ministro

14 de novembro de 2024
Juíza absolve Samarco, Vale e BHP de crimes ambientais na tragédia de Mariana
Economia

Juíza absolve Samarco, Vale e BHP de crimes ambientais na tragédia de Mariana

14 de novembro de 2024
Senado analisa projeto de lei do mercado de crédito de carbono nesta terça-feira
Economia

Com alterações, Senado aprova projeto que cria mercado regulado de carbono

14 de novembro de 2024
Um levante pela Nação no varejo e em toda a realidade nacional
Uncategorized

Um levante pela Nação no varejo e em toda a realidade nacional

18 de agosto de 2024
Em parceria com o governo federal, Carrefour alcança 53 mil contratados do programa Bolsa Família
Varejo

Carrefour, Assaí, Magazine Luiza, Casas Bahia e RD Saúde lideram ranking dos grandes do varejo

13 de agosto de 2024
Franchising no Brasil é benchmark global também no varejo
Artigos

Franchising no Brasil é benchmark global também no varejo

11 de agosto de 2024
Próxima Postagem
Ricardo

Fundador da Ricardo Eletro vira 'coach' após deixar negócio à beira da falência

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.