Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Franquias

Pós-verdade: como ela se aplica ao franchising

Redação de Redação
31 de dezembro de 2016
no Franquias
Tempo de leitura: 3 minutos

A Oxford Dictionaries surpreendeu a todos ao eleger “pós-verdade” como a palavra do ano. Aplicada essencialmente ao cenário político, o termo se refere à proliferação de boatos que ganham notoriedade ao se passarem por reais, fazendo com que fatos objetivos percam importância em prol de crenças pessoais. Mas, será possível estender esse conceito a outros setores, como o franchising, por exemplo?

Considerando que o objetivo dessas inverdades é legitimar opiniões, cenários e circunstâncias, sua atuação pode ir muito além da politicagem. Afinal, existem boatos para tudo. Observe com atenção seu feed de notícias do Facebook e perceberá como não faltam “notícias” duvidosas passando por ela.

Sendo assim, o franchising não seria uma exceção. Por isso mesmo, separei quais são as principais falsas verdades do setor, para você não cair nelas. Confira:

Segurança garantida – é muito comum ouvirmos falar sobre o quanto o mercado de franquias é seguro. Sem dúvida, não é uma mentira. Principalmente, por serem baseadas em modelos que já deram certo, suas chances de sucesso são maiores mesmo. Mas, investir em uma franquia é uma operação de risco como qualquer outra.

É comum observamos franqueados que depositam uma grande expectativa na força da marca ou no suporte oferecido pela rede, mas isso nem sempre é suficiente. Se ele não possuir o mínimo de conhecimento sobre como operar um negócio, muito provavelmente, irá passar por dificuldades para manter sua unidade.

Além disso, o que realmente definirá o sucesso ou a falência da franquia será a gestão do franqueado. Por isso, é imprescindível avaliar bem seu perfil antes de fazer esse investimento. Alguns comportamentos, como liderança, relacionamento interpessoal e foco, separam os gestores bons dos ruins. Sem eles, o sucesso da franquia pode ser muito comprometido.

Qualquer pessoa pode investir no franchising – esse é um grande mito do setor. É impossível uma franquia crescer sem uma rede de franqueados qualificada, dedicada e empreendedora.

A ideia de que todo o apoio da franqueadora será suficiente para a franquia dar certo precisa mais uma vez ser deixada de lado. Muito além do treinamento, bons franqueados são formados por talento, aptidão e identificação pela marca e setor que atua. Além disso, ele precisa ter a consciência de que, para atingir os resultados que procura, deverá trabalhar e se dedicar muito para a franquia.

Se nem todo mundo nasceu para ser franqueador, para ser franqueado muito menos. Então, entenda: o franchising não é pra todo mundo, não caia nessa.

Ser franqueado não é ser empreendedor – provavelmente, você já ouviu alguém dizer que comprar uma franquia é o mesmo que comprar um emprego, só que um pouquinho melhor, uma vez que você ganhará mais e a única coisa que precisará fazer é supervisionar o trabalho dos seus funcionários. Agora, eu vou te contar uma novidade, essa é uma das maiores inverdades do setor.

Para operar uma unidade de franquia é essencial que o franqueado assuma toda a responsabilidade do negócio e se dedique muito para fazer sua gestão funcionar. Afinal, compras, controle de gastos, atração de cliente, resolução de problemas, tudo estará em suas mãos.

Alcançam o sucesso, franqueados que, ao invés de se perceberem como um funcionário da rede, se transformam em verdadeiros empreendedores, sempre comprometidos com a potencialização de seus resultados e o crescimento da sua marca.

Se você se interessa pelo segmento de franquias, tenho certeza que já ouviu essas “verdades” várias vezes por aí. Mas, agora que já está familiarizado com elas, consegue perceber porque é tão comum encontrar pessoas insatisfeitas no setor?

Essa é a maior consequência da “pós-verdade” no franchising: a geração de frustração. Ao acreditar nesses boatos, muitos franqueados se arrependem por não ser o que esperavam e acabam saindo com uma mão na frente e outra atrás. Do outro lado, franqueadores podem ter seu ganho em escala prejudicado e até serem obrigados a rever a formatação da rede para se manterem sustentáveis. É prejuízo para os dois lados.

Sendo assim, em 2017, que tal substituir a “pós-verdade” pela honestidade? Sem dúvida, todos estamos precisando de mais cases de sucesso dessa palavra em nosso dia a dia.

Postagem anterior

Quem é o frequentador de shopping center?

Próxima Postagem

Promessa de Ano Novo

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Fast4you amplia presença no Brasil com primeira loja na região Norte
Franquias

Fast4you amplia presença no Brasil com primeira loja na região Norte

18 de julho de 2025
bconnected
Destaque do dia

BConnected 2025 vai debater crescimento sustentável e redes inteligentes

18 de julho de 2025
Milon intensifica expansão em São Paulo e mira abertura de 20 lojas até 2026
Franquias

Milon intensifica expansão em São Paulo e mira abertura de 20 lojas até 2026

16 de julho de 2025
Vendas pelo e-commerce crescem 77,6% e puxam faturamento da Buddha Spa em 2022
Franquias

Rede de spas brasileira mira expansão em países da América Latina

15 de julho de 2025
Usaflex expande rede e abre 12 franquias em 7 Estados
Franquias

Usaflex expande rede e abre 12 franquias em 7 Estados

15 de julho de 2025
Pizza Prime inicia expansão no Rio de Janeiro e planeja abrir ao menos 15 lojas até 2027
Franquias

Pizza Prime inicia expansão no Rio de Janeiro e planeja abrir ao menos 15 lojas até 2027

14 de julho de 2025
Faturamento do Market4u cresce 62% e empresa planeja expansão internacional
Franquias

Faturamento do Market4u cresce 62% e empresa planeja expansão internacional

10 de julho de 2025
Óticas Diniz lançam modelo de franquia compacta para cidades menores
Franquias

Óticas Diniz lançam franquia compacta para cidades menores

7 de julho de 2025
Próxima Postagem

Promessa de Ano Novo

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.