Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Malls

Chegada do Natal é acompanhada por expectativa nos shopping centers

Redação de Redação
18 de novembro de 2016
no Malls, Shopping centers
Tempo de leitura: 4 minutos

Em tempos de crise, a chegada do Natal, considerada a melhor data para o varejo, é acompanhada por desconfiança e apreensão por parte dos comerciantes de centros de compras. A Associação dos Lojistas de Shopping Centers (Aloshopping) trabalha com projeção conservadora e prevê vendas iguais ou, no máximo, 1% acima do resultado obtido no ano passado. O desafio é reverter a queda da frequência dos consumidores a esses estabelecimentos, que caiu 3,5% em outubro em relação ao ano anterior. É o quarto mês de redução consecutiva.

Os dados são do Indicador de Fluxo (Iflux) em shopping center, desenvolvido pelo Ibope Inteligência e a Mais Fluxo, especializada em contagem eletrônica de fluxo de clientes. Segundo o levantamento, os shoppings receberam cerca de 8,8 milhões de visitas a menos em outubro, na comparação com o mesmo mês de 2015. Empreendedores de shoppings apostam em decoração natalina exuberante para encantar e entreter os filhos e promoções para atrair os pais, com brindes e sorteios de carros de luxo.

“A partir do segundo semestre, o comércio deu uma pequena melhorada, mas muito lenta. Esperamos um Natal com venda igual à do ano passado ou um pouco melhor, entre 0,5% e 1%”, afirma o superintendente da Aloshopping, Alexandre Dolabella França. “Os lojistas estão mais otimistas, os consumidores também, mas os juros continuam altos e o consumidor não tem mais dinheiro, já que está endividado”, reforça. Dolabella espera que, a partir do primeiro trimestre do ano que vem, as vendas comecem a melhorar de forma mais contundente.

BRINDES E OTIMISMO Carros de luxo, champanhe, panetone recheado com doce de leite, decoração de Natal com piscina de bolinhas, xícaras malucas e brincadeiras para agradar à criançada. Sem falar na presença do dono da festa, o Papai Noel. Shoppings centers se desdobram para atrair o consumidor e aumentar as vendas, com investimento em decoração e promoções. Entre os empreendedores de centros de compras, as perspectivas são mais otimistas em relação aos lojistas.

“De setembro para cá, percebemos nitidamente um aquecimento na economia. Esperamos que novembro e dezembro consiga efetivamente crescer 10% em relação ao ano anterior”, afirma o gerente de marketing do Minas Shopping, Christian Magalhães. O centro de compras investiu R$ 1,2 milhão na campanha do Natal.

Leandro Couri/EM/D.A. Press
(foto: Leandro Couri/EM/D.A. Press)

A cada R$ 250 em compras, o cliente ganha um copo do canal infantil Gloob e concorre a um Mercedes Benz C180. Os personagens do Gloob inspiraram a decoração de Natal do Minas Shopping, que conta com escorregador, piscina de bolinha e trenzinho, entre outras atrações. “A decoração interativa permite que as crianças e as famílias possam se divertir e ter uma área de entretenimento para o momento das compras”, explica Magalhães.

A superintendente do DiamondMall, Lívia Paolucci, reconhece que 2016 foi um ano desafiador, mas sente que as pessoas já estão novamente “animadas para o consumo”. Segundo ela, o dia da inauguração da decoração do Natal foi um termômetro positivo para os próximos meses. “Tivemos um aumento de tráfego no shopping de 10%”, reforça Lívia.

Num investimento de R$ 1 milhão, o shopping aposta no tema “Parque de Natal Vintage” para encantar as crianças e pais. A decoração conta com brinquedos para os pequenos. Nas compras de até R$ 500, o cliente concorre a dois carros Lexus, marca ligada à Toyota, e 400 kits com o champanhe Veuve Clicquot, duas taças e uma bolsa assinadas por designers renomados.

GASTO MÉDIO No BH Shopping, a estratégia é a do “compre e ganhe”. A cada R$ 500, o cliente ganha um panetone recheado da marca Havana. O gerente de marketing do centro de compras, Renato Tavares, observa que as promoções desse tipo ajudam a aumentar o gasto do consumidor. “Isso aumenta o tíquete-médio. Se o consumidor tem R$ 450 em compras, ele acaba gastando mais R$ 50 para ganhar o panetone”, afirma Tavares. No ano passado, o tíquete-médio no shopping foi de R$ 1,3 mil e a expectativa é um valor igual ou maior este ano. O shopping também vai sortear dois Jeep Compass Trailhawk.

Postagem anterior

Shopping Cidade São Paulo inaugura a decoração “Natal na Casa dos Espelhos”

Próxima Postagem

Franquia de champanharia faz sucesso no Brasil

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Shopping centers

Vendas em shopping centers crescem 1,5% no Dia das Crianças de 2025

21 de outubro de 2025
Shopping centers

Setor de shopping centers cresce 8,3% em inaugurações no 2º trimestre de 2025

20 de outubro de 2025
Shopping centers

Abrasce lança protocolo de segurança para recarga de carros elétricos em shoppings

14 de outubro de 2025
Black Friday

Design ganha destaque na preparação dos shoppings para a Black Friday

12 de outubro de 2025
Shopping centers

Mikro Market leva modelo de mercado autônomo para shopping centers

7 de outubro de 2025
Shopping centers

Shoppings da Allos adotam guia sustentável para obras e expansões

22 de setembro de 2025
Shopping centers

TST decide que shopping de Aracaju não é obrigado a oferecer estacionamento gratuito a funcionários

15 de setembro de 2025
Shopping centers

Strip malls avançam pelo Brasil como opção de varejo de proximidade

12 de setembro de 2025
Próxima Postagem

Franquia de champanharia faz sucesso no Brasil

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile