Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Artigos

Pensar diferente

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
24 de outubro de 2016
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
different concepts - red apple between green apples

different concepts - red apple between green apples

[the_ad id="169690"]

Por Marcos Gouvêa de Souza*

[the_ad id="138406"]

É tempo de mudarmos nossa forma de pensar e agir no que diz respeito às responsabilidades do setor empresarial com o futuro do País. O tema é recorrente, mas relevante o suficiente para voltarmos a ele.

A representação empresarial no Brasil é fragmentada, dispersa, incoerente e focada prioritariamente em questões paroquiais e de curto prazo. E não assume o papel que em outros países é exercido de forma estratégica e intensa pelo setor privado.

Herança de um modelo sindical obsoleto e antiquado, a representação empresarial formal e oficial no Brasil foi historicamente cooptada pelas dotações legais estabelecidas que comprometem sua independência e atualidade.

Ainda que em alguns casos e em condições excepcionais, algumas entidades tenham mostrado independência e espírito combativo, no conjunto de sua atuação o que mais se percebe é uma visão política cartorial e comprometida apenas com o momento.

O resultado dessa incapacidade de representar de forma visionária, moderna, independente e que priorize os grandes temas nacionais, multiplica-se com as entidades por segmentos, sub-segmentos, regiões, sindicatos, federações e confederações e, na maioria dos casos, com a falta de representatividade ampla, capacidade de atuar politicamente em alto nível e estrutura e organização que as tornem relevantes no contexto nacional.

E o pior é que a fragmentação traz embates políticos e ideológicos menores, consumindo tempo, foco e visão de quem não tem tempo para perder: os empresários e líderes autênticos que se voltam exclusivamente para cuidar de seus próprios negócios e se afastam da política nacional, não necessariamente partidária.

Esse quadro se agravou no período da bonança de 2004 a 2013 e consumiu toda a atenção e tempo desses líderes que ficaram fixados em buscar tirar o melhor proveito possível do crescimento e amadurecimento de mercado. E o fizeram com rara competência mas, ao mesmo tempo, descuidaram dos macro temas nacionais e acabaram contribuindo para uma maior fragmentação com novas entidades e sindicatos sendo criados.

O Brasil carece de uma visão e uma voz únicas, na defesa dos interesses privados, com postura, estrutura e proposta que integre e represente os diversos setores empresarias na defesa dos grandes e estratégicos temas nacionais.

Muito provavelmente esse enunciado merecerá endosso da maioria dos empresários e dirigentes de empresas no Brasil. E mais provavelmente ainda nada acontecerá pois estão todos agora comprometidos em salvar seus negócios asfixiados pelos resultados dos anos recentes de galopante incompetência governamental temperada com a também conivente atuação do Congresso. O País ficou à deriva pela incapacidade de governar, mesclada com a incompetência em legislar. Estimuladas pela omissão empresarial.

Quando o mercado era positivo não havia tempo a perder e tinha que aproveitar. Quando mergulhamos na recessão os empresários só têm olhos para o dia a dia e o caixa pois precisa o negócio salvar.

E quando vamos ter tempo para o País?

É preciso aproveitar o drama que temos vivido para nos comprometermos com uma outra atitude e pensamento que conspire a favor do longo prazo do País. Exatamente como fazemos em nossas empresas. Como diz o dito popular, não existe vento a favor para quem não sabe onde quer chegar.

Devemos começar a agir agora para darmos o larga num projeto de país.

Chega de fragmentação da representação empresarial e vamos integrar o que possa e mereça ser integrado e que tenha visão e representatividade para merecer ser envolvida. Vamos desprezar as empresas de dono travestidas de entidades que só enganam os incautos. E vamos nos afastar das representações sindicais formais e oficiais que não cresceram e amadureceram incorporando apenas as que tenham legitimidade conquistadas pela visão estratégica e de longo prazo.

Que os anos recentes de recessão e desgoverno possam ter servido para precipitar essa visão estratégica e de compromisso de longo prazo com o Brasil.

Se isso acontecer e encontrarmos um caminho que una e integre quem tem compromisso com uma visão de país e que se coloque acima das questiúnculas pontuais, regionais ou setoriais, talvez tenha valido o sofrimento e decepção.

Mas não vamos nos esquecer que só depende de nós a opção.

*Marcos Gouvêa de Souza (mgsouza@gsmd.com.br) é diretor-geral da GS&MD – Gouvêa de Souza. Siga-o no Twitter: @marcosgouveaGS

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

SOS Vendas – O que se pode fazer para vender mais e melhor em épocas mais difíceis (Parte 1)

Próxima Postagem

Ouça o seu cliente!

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem

Ouça o seu cliente!

Por favor login para participar da discussão
[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.