Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

A regra é a mudança: caso da capital paulista

Fabio Pina de Fabio Pina
1 de março de 2021
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 4 minutos
Turismo na capital paulista cresce em setembro, na 5ª alta consecutiva

São Paulo nasceu em 25 de janeiro 1.554 no Pátio do Colégio, com propensão ao comércio e serviços, e se expandiu a partir dali. Essa região continua sendo um importante centro de compras e serviços da cidade e do País. Desde a Praça da Sé ou Praça da República ao Viaduto do Chá, passando por Santa Efigênia, região da Luz, Zona Cerealista (Mercadão) e Bom Retiro, Rua das Noivas ou Florêncio de Abreu, as transformações vistas a cada década foram centenas e, mesmo assim, a região não perde o vigor de negócios, a despeito de alguns focos de grande degradação.

O centro de São Paulo, ainda chamado de centro comercial da cidade por muitas pessoas, foi e é o cenário de muitos ícones do varejo, alguns que não existem mais e outros que ainda perduram na paisagem, mas tudo mudou muito ao longo dos anos. O centro da capital paulista é a prova de que a mudança é regra, e pode quase ser usado como máquina do tempo para quem quer antecipar alguns fenômenos que também podem ocorrer em outras regiões da cidade, do Estado e do País. Se São Paulo resistiu ao fim de ícones como Mesbla, Mappin, Sears, Sandiz, mas mantém intactos ou adaptados os marreteiros e lojistas da 25, o Teatro Municipal, muitos restaurantes antigos e tradicionais (Gato que Ri, Piero, Ponto Chic), farmácias famosas como a Botica Ao Veado d’Ouro, que se adaptou ao longo dos anos e em 2008 passou a ter suas linhas de produtos vendidas em uma nova farmácia de manipulação, é possível atravessar mais uma crise, mais uma mudança tecnológica, se adaptando diariamente a tudo isso.

O varejo se reinventou e a cidade se adensou em outras regiões e bairros, que sempre foram testemunhas da força e diversidade da fauna do comércio e de serviços. Muitas empresas abriram e fecharam ao longo das décadas e, em geral, as que fecharam acabaram sendo apenas vítimas das mudanças culturais, sociais e econômicas que não puderam acompanhar. Dessa vez, é diferente,. A pandemia acelerou um processo de mudanças que vai atingir até algumas empresas que normalmente se adaptariam em outras crises. A cidade que já teve parques industriais em seus limites geográficos mudou de vocação e evoluiu diante da necessidade, e assim será de novo. Apesar desse momento, ainda que a crise machuque muitos e derrube alguns pelo caminho, os grandes centros urbanos vão reagir, e se adaptar após a Covid-19.

Andando pelo Brasil

O País enfrentou quedas relevantes de consumo, em especial em serviços e varejo não essencial, e, não fosse o auxílio emergencial, esse cenário seria ainda pior. Muitas cidades pequenas tiveram desempenho ainda pior do que alguns centros maiores e muitas ainda estão com comércio fechado ou sob constante risco de fechamento pelo Brasil. Apesar de alguns setores essenciais terem tido bom desempenho, o fato é que o PIB deve ter caído algo próximo a 4,5% em 2020 e é claro que uma crise aguda e prolongada acaba afetando até os setores essenciais por conta do emprego e renda.

De forma geral, Supermercados, Lojas de Materiais de Construção e Farmácias tiveram bom desempenho, e outros segmentos sofreram e ainda sofrem em todo o País com a perda de emprego e renda e com as restrições sanitárias que ainda persistem em vários municípios.

A inspiração com a história de São Paulo serve como alento também para outras regiões do Brasil, mas o setor terciário de forma geral vai presenciar muitas mudanças que passam por novos conceitos, novas empresas, novos canais de distribuição e, certamente, sinergia entre o comércio e serviço presencial e o e-commerce, com o consumidor atrás do balcão ou com aquele que está do outro lado de um aplicativo ou computador – um novo balcão virtual.

Futuro: mudanças transitórias e mudanças definitivas

Transitórias:

Afastamento dos grandes centros (quem pode), escola não presencial, menos lazer ao ar livre, quase ausência de festas, reuniões sociais, cinema, viagens e comportamento mais recluso – para os jovens sob certa coerção.

Provavelmente definitiva, mas não integrais:

Maior uso do trabalho remoto deve esvaziar algumas regiões, principalmente de escritórios, com efeito sobre o comércio e serviços locais (região das avenidas Paulista e Berrini, por exemplo). Fortalecimento do comércio de bairro. Mas não dá para saber o exato efeito nesse momento.

Fora da curva:

Em tese, esses efeitos (transitórios ou definitivos) são menores quando se trata de ruas especializadas em abastecer outros negócios (como restaurantes ou lojas de roupas e os famosos sacoleiros) ou clientes especialistas. Ainda que cada vez mais a comodidade e os canais virtuais estejam presentes do dia a dia dos consumidores, muitas pessoas ainda vão se dirigir a essas regiões buscando preços competitivos, variedades e artigos especiais e informações. Esses são grandes diferenciais que comprovam que o produto físico tem de ser acompanhado de um serviço, que cada cliente define qual seja. Para muitos, a informação técnica e/ou orientação na hora da compra, em especial para compras de artigos de elevado valor, e de consumo não recorrente, são decisivas.

Fabio Pina é membro da Gouvêa Analytics.
Imagem: Bigstock

Postagem anterior

Petrobras anuncia reajuste de gasolina, diesel e gás de cozinha nas refinarias

Próxima Postagem

China avança com moeda digital controlada. E segue o Brasil

Fabio Pina

Fabio Pina

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
China avança com moeda digital controlada. E segue o Brasil

China avança com moeda digital controlada. E segue o Brasil

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.