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Home E-commerce

Adeus ao site tradicional: compras online migram para as redes sociais

A expectativa de 8 em cada 10 consumidores é que a maioria das compras online seja feita nas redes até 2030

Redação de Redação
6 de junho de 2025
no Destaque do dia, E-commerce, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
Adeus ao site tradicional: compras online migram para as redes sociais

Redes sociais como TikTok, Instagram e Facebook devem se tornar o principal canal de compras online até 2030. Essa é a expectativa de oito em cada dez consumidores, de acordo com o Relatório de Tendências de E-Commerce 2025, feito pela DHL eCommerce com base em insights de 24 mil consumidores online em 24 mercados globais, incluindo o Brasil.

Segundo o estudo, os sites de e-commerce tradicionais já estão sendo substituído pelas redes sociais na hora das compras. Os consumidores estão se voltando para aplicativos não apenas para descobrir novidades, mas também para comprar. De acordo com a DHL eCommerce, 73% dos compradores brasileiros afirmam que já realizaram uma compra via redes sociais.

Ainda segundo o relatório, 82% dos compradores brasileiros afirmam que tendências virais e burburinho social influenciam suas decisões de compra.

Compras impulsionadas por IA

Os avanços da Inteligência Artificial (IA) generativa e seus impactos no e-commerce também são evidenciados no relatório. Nove em cada dez compradores no Brasil desejam que os varejistas ofereçam recursos de compras impulsionados por IA.

Entre os recursos que os consumidores mais querem usar, estão provadores virtuais, assistentes de compras alimentados por IA e busca de produtos habilitada por voz .

As compras por meio de comandos de voz já estão em ascensão: 44% dos consumidores brasileiros realizam compras sem usar as mãos. À medida que as expectativas digitais aumentam, também cresce a demanda por jornadas de compras intuitivas e habilitadas por tecnologia que misturam utilidade e prazer.

Logística de entrega e devoluções

Enquanto os consumidores estão atentos às redes sociais para compras e à IA para a experiência, as formas de entrega e de devoluções continuam sendo os principais motivos para a desistência dos consumidores. Eles não estão dispostos a abrir mão de conveniência, flexibilidade e controle.

Segundo o relatório, 91% dos consumidores brasileiros afirmam que abandonarão sua compra se a opção de entrega preferida não estiver disponível. Além disso, 87% deixarão de comprar se o processo de devolução não atender às suas expectativas.

“É importante reconhecer que não existe apenas um tipo de consumidor online ou um tipo de mercado. As razões para o abandono do carrinho podem variar amplamente. Nosso Relatório de Tendências de E-Commerce analisa as tendências e desenvolvimentos que moldam as compras online em todo o mundo para ajudar nossos clientes a crescerem seus negócios. A logística desempenha um papel crucial nesse processo, e nos vemos como um parceiro vital, oferecendo a nossos clientes percepções, know-how e soluções adequadas para impulsionar seu sucesso”, afirma Pablo Ciano, CEO da DHL eCommerce.

A confiança também desempenha um papel importante: 82% dos compradores brasileiros dizem que não comprarão de um varejista se não confiarem no provedor de entrega e devoluções.

Sustentabilidade e economia circular

Outra conclusão é que a sustentabilidade evoluiu de um diferencial de marca para uma demanda central do consumidor. No Brasil, 83% dos consumidores agora consideram a sustentabilidade ao fazer compras online. Isso vai além da embalagem ou do envio — 40% dos consumidores abandonaram ativamente seus carrinhos devido a preocupações com a sustentabilidade.

Os consumidores brasileiros também estão adotando modelos de consumo mais circulares, com metade optando por bens de segunda mão ou recondicionados, motivados tanto por valores ambientais quanto por eficiência de custos.

Além disso, 65% dos consumidores argentinos expressam disposição para participar de programas de reciclagem ou recompra oferecidos por varejistas. Esses comportamentos apontam para uma expectativa crescente de que as marcas não apenas reduzam sua pegada, mas também capacitem os consumidores a comprar de forma mais sustentável.

Imagem: Envato

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