Diante da situação de calamidade pública que o Rio Grande do Sul enfrenta após a enchente histórica que atingiu o Estado e deixou mais de 616 mil pessoas fora de casa, a OMO Lavanderia Compartilhada, rede de lavanderias da Unilever com atuação em condomínios residenciais, decidiu destinar ao menos 10 conjuntos de máquinas de lavar e secar, além de produtos Omo e Comfort, para higienização das roupas a abrigos gaúchos. A companhia está montando, gratuitamente, lavanderias solidárias de autosserviço nas cidades de Porto Alegre, Esteio, Lajeado e Guaíba.
“Entendemos que esse seria um momento crucial para ajudarmos. São centenas de pessoas reunidas em locais que não contam com a estrutura de lavanderia e num momento em que o clima está bastante úmido e chuvoso. Identificamos que um dos gargalos dessa permanência prolongada nos abrigos pudesse ser justamente a questão da lavagem e secagem das roupas e, por isso, decidimos que era o momento de disponibilizar nossa estrutura para ajudar essas pessoas”, comenta Mariana Mattiuzzo, Head de Marketing da OMO Lavanderia Compartilhada. “Nossas máquinas ficarão disponíveis nos abrigos o tempo que for necessário para apoio à população atingida”, garante a executiva.
Além das máquinas profissionais, a ação também conta com o apoio da Unilever PRO, que está contribuindo com a doação dos produtos que serão utilizados em dosagem automática nas máquinas. Os primeiros conjuntos das lavanderias self-service OMO em abrigos foram montados na sede da CUFA/RS, em Esteio, e na Igreja Batista Independente Betel, em Guaíba. A previsão da companhia é que novas instalações ocorram também no Pavilhão do Parque do Imigrante, em Lajeado, e em Porto Alegre.
A Unilever tem se mobilizado para fazer com que suas doações cheguem às vítimas das fortes chuvas no Rio Grande do Sul. Por meio da parceria com a CUFA e a Cruz Vermelha, estão chegando às pessoas impactadas itens de higiene pessoal, materiais de limpeza e alimentos para contribuir com esse período de profundo sofrimento. Além disso, a empresa também está mobilizando sua rede de parceiros, colaboradores e fornecedores para conseguirem doar em dinheiro valores que possam ajudar as populações mais afetadas.
Imagem: Divulgação