Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Franquias

Sodiê começa a fazer salgados e lança novo modelo de franquia

Redação de Redação
2 de maio de 2017
no Franquias
Tempo de leitura: 3 minutos

A conhecida rede de franquias Sodiê, famosa por seus bolos, entrará em um novo ramo: o de salgadinhos.

A rede anunciou a construção de uma nova fábrica, em Boituva (São Paulo), apenas para fabricação própria de alimentos como coxinhas, empadas, esfihas, kibes, quiches e pastéis assados.

Com isso, a Sodiê também irá lançar no meio deste ano uma nova unidade de negócios, chamada Sodiê Salgados, com um investimento inicial de franquia menor do que o pedido no formato de doceria.

“Os clientes sempre pediram salgados. Às vezes chegava um cliente na Sodiê Doces com acompanhante e ele só queria comer algo salgado. Tentamos trabalhar com fornecedores parceiros, mas acabou não dando muito certo por questões logísticas e de padronização para toda a rede”, diz Diego Rabaneda, filho da fundadora Cleusa Maria da Silva e responsável pela Sodiê Salgados.

“Na nossa fábrica, a gente realmente vai estar em cima para conferir a qualidade do produto e fazer a distribuição. A gente quer ter não só o melhor bolo, mas o melhor salgado.”

Histórico de produção e nova fábrica

Durante seis meses, os salgadinhos foram produzidos em uma cozinha experimentar, na própria sede da Sodiê Doces, e testados em 40 unidades franqueadas da Sodiê Doces, nos estados de Minas Gerais, Paraná e São Paulo.

A nova fábrica de 1.300 m² foi inaugurada este mês, após um investimento de quatro milhões de reais em caminhões refrigerados, construção de planta, equipamentos e treinamento de funcionários

A unidade produz entre 35 e 50 mil salgadinhos por dia, sendo que 30 tipos de salgadinhos (incluindo variações de recheio) estão prontos para comercialização. Eles serão vendidos na versão tradicional, para consumo nas lojas, a na versão mini congelada, para serem levados para casa e para festas.

A ideia é que essa produção seja ultracongelada, transportada e atenda a demanda das atuais 286 franquias da Sodiê Doces, distribuídas em 13 estados. Até junho, todas já devem trabalhar com os novos alimentos.

A estimativa é de pedidos mensais por loja é de 1000 salgados grandes e 30 quilos (a gramatura varia por tipo de salgado). Nos seis meses de teste, cada unidade aumentou o faturamento entre 10 a 15% com a adoção dos novos produtos.

Com essa produção, diz Diego, a fábrica já consegue ser financeiramente autossuficiente. Mesmo assim, segundo Rabaneda, a fábrica ocupa hoje apenas metade do terreno disponível. É possível suportar um novo aumento da demanda se necessário, com a entrada dos pedidos da Sodiê Salgados.

Como será a franquia Sodiê Salgados

A primeira unidade da nova rede de franquias deve ser aberta também em junho ou julho.

Diferente das unidades tradicionais da Sodiê Doces, em que os bolos são feitos na hora, os salgados já serão entregues ultracongelados e pré-fritos para as unidades, que ficam responsáveis apenas por assá-los.

Rabaneda defende que os salgados podem ser ultracongelados sem perder frescor e qualidade – diferente dos bolos, que contém ingredientes que desandam facilmente, como mousses. O novo formato de franquia também venderá itens complementares, como sucos naturais.

A expectativa é começar expandindo pelo estado de São Paulo. Cada unidade deve ter por volta de 100 m², e o investimento inicial deve ser menor do que o visto na Sodiê Doces (por volta de 400 mil reais).

No começo, as unidades serão oferecidas para quem já é franqueado da Sodiê Doces. O perfil de empreendedor buscado, segundo Rabaneda, está longe daquele que só pensa no negócio como um investimento, terceirizando a administração.

“A gente irá adotar o mesmo procedimento da Sodiê Doces. Queremos pessoas que realmente irão trabalhar na operação. Não é preciso ter experiência no ramo de alimentação, porque o modelo da Sodiê Salgados é ainda mais simples do que o da Sodiê Doces: os salgados vêm prontos, o que torna o processo de cozinha mais prático.”

Sodiê Salgados (valores ainda em estimativa)
Investimento inicial: 250 mil reais
Prazo de retorno: 24 a 36 meses

Postagem anterior

Vendas da Amazon.com aumentam 23% no primeiro trimestre de 2017

Próxima Postagem

CRAZY4MUGS segue expansão e inaugura loja no Shopping Eldorado

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Smart Fit inaugura unidade no Shopping Metrô Tucuruvi em fevereiro
Economia

SmartFit registra lucro de R$ 177 milhões no 3º trimestre, alta de 43%

6 de novembro de 2025
Instituto Embelleze quer levar cursos de formação profissional a salões de beleza
Franquias

Instituto Embelleze avança no Nordeste com unidade em João Pessoa

4 de novembro de 2025
Franquias

Zé Coxinha chega a São Paulo e mira presença nas principais capitais até 2026

30 de outubro de 2025
Franquias

Giuliana Flores estreia modelo de franquias com primeiras unidades no ABC Paulista

30 de outubro de 2025
Franquias

Go Coffee atinge 550 unidades e marca presença em todas as capitais do Brasil

16 de outubro de 2025
Destaque do dia

Usaflex expande presença no Nordeste com lojas na Bahia e em Recife

15 de outubro de 2025
Produtos

Oggi Sorvetes faz parceria com a Disney para criar picolés e itens colecionáveis

14 de outubro de 2025
O poder multiplicador das franquias a serviço de uma maior consciência nos negócios
Franquias

Setor de franquias brasileiro registra crescimento de 14,2% no faturamento no 2° trimestre

13 de outubro de 2025
Próxima Postagem

CRAZY4MUGS segue expansão e inaugura loja no Shopping Eldorado

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile