Conheça os bastidores da produção do Frango Assado na Cozinha Central da IMC

Produzidos em Louveira, os alimentos abastecem as 23 lojas da rede Frango Assado

Localizada em Louveira, São Paulo, a Cozinha Central do Grupo IMC é o ponto-chave das operações do Frango Assado, que integra o grupo desde 2008. Atualmente, a rede conta com 23 lojas que atuam diretamente no varejo de rodovias, com espaços de padaria, Fran Market e lanchonete, todas abastecidas com produtos produzidos no interior paulista.

Ao todo, a unidade fabrica 39 itens diferentes, sendo 92% deles destinados ao abastecimento das lojas do Frango Assado. Diariamente, a Cozinha Central produz cerca de oito toneladas de alimentos, incluindo 28 mil unidades do carro-chefe da rede por semana, o pão de semolina, e aproximadamente 15 toneladas de coxinhas por mês. A produção também contempla o buffet das lojas, com pratos como feijão, strogonofe e outros.

“Esses produtos não apenas preservam tradição, mas também atendem a um consumidor cada vez mais exigente e conectado, valorizando conveniência e experiências personalizadas”, conta José Giordano, diretor de Marketing da Rede Frango Assado, em entrevista exclusiva à Mercado&Consumo.

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O Frango Assado busca manter a herança na preparação de seus produtos, preservando receitas originais, como a do pão de semolina, criado pela família Mamprin, fundadora da rede em 1952. No entanto, a marca aprimora os processos com base técnica e rigor nutricional, com apoio das equipes de pesquisa e desenvolvimento, qualidade e segurança alimentar, além da consultoria do chef especialista em panificação Rogério Shimura.

De acordo com Giordano, os processos de controle de qualidade seguem as normas e regulamentações de órgãos e entidades do setor, garantindo controle desde a seleção dos ingredientes até o envio às lojas.

“Fazemos higienização e inspeções constantes, além de treinamentos e padronização técnica. Cada um dos nossos itens passa por etapas de monitoramento que garantem segurança alimentar, consistência e sabor, incluindo testes diários em todos os lotes na fábrica e na loja”, acrescenta.

Produção artesanal

Mesmo com o maquinário moderno presente na fábrica, o Frango Assado opta por realizar diversos processos manualmente, a fim de manter a “sensibilidade artesanal”.

Entre os processos feitos por mãos humanas estão a modelagem da massa do pão de semolina com calabresa, desde a preparação até o forno; a produção da coxinha, desde o preparo do frango até a montagem e o empanamento; a embalagem dos biscoitos de polvilho, colocados um a um; além do empacotamento e organização de todos os itens para armazenamento e posterior envio às lojas.

“Os processos manuais mantêm o cuidado, que garante que o padrão de qualidade tenha o mesmo carinho de sempre, combinando técnica, humanização e tradição em cada detalhe. Produzimos de modo industrial para ser padronizado, mas ao mesmo tempo humanizamos a produção para manter o mesmo sabor e cuidado”, explica Giordano.

Presença no varejo

O Frango Assado vem se consolidando como um ponto de conveniência nas rodovias, e uma das estratégias da companhia tem sido investir no comércio B2C, vendendo seus produtos diretamente aos clientes, como a linha de congelados com coxinha e pão de queijo, por meio das 23 unidades da rede.

Anualmente, a marca comercializa mais de 1 milhão de unidades de pão de semolina. Considerando suas diferentes versões, esse número ultrapassa 2 milhões de produtos vendidos. A coxinha é o segundo item mais popular, também com cerca de 1 milhão de vendas por ano.

“Itens como espetinho de frango, pão de queijo e a coxa creme também têm ganhado destaque, refletindo a força da marca em combinar tradição, experiências personalizadas e conveniência nas estradas. Inclusive, os dados do nosso programa de fidelidade Fran-Go! confirmam que esses são os produtos mais resgatados, reforçando a conexão afetiva com o público”, destaca.

Apesar do sucesso dos produtos nas lojas, expandir para supermercados e outros pontos de venda do varejo não é, por ora, o foco da marca. “Hoje, nosso foco está em fortalecer a experiência dos nossos consumidores nas lojas e em expandir a presença da marca com consistência e excelência operacional”, diz Giordano, acrescentando que o Frango Assado acompanha “de perto o movimento do mercado e avalia oportunidades futuras que possam levar o sabor e a tradição da nossa marca para outros pontos de venda”.

*O jornalista viajou a convite do Frango Assado. 
Imagens: Divulgação e Mercado&Consumo

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