Localizada em Louveira, São Paulo, a Cozinha Central do Grupo IMC é o ponto-chave das operações do Frango Assado, que integra o grupo desde 2008. Atualmente, a rede conta com 23 lojas que atuam diretamente no varejo de rodovias, com espaços de padaria, Fran Market e lanchonete, todas abastecidas com produtos produzidos no interior paulista.
Ao todo, a unidade fabrica 39 itens diferentes, sendo 92% deles destinados ao abastecimento das lojas do Frango Assado. Diariamente, a Cozinha Central produz cerca de oito toneladas de alimentos, incluindo 28 mil unidades do carro-chefe da rede por semana, o pão de semolina, e aproximadamente 15 toneladas de coxinhas por mês. A produção também contempla o buffet das lojas, com pratos como feijão, strogonofe e outros.
“Esses produtos não apenas preservam tradição, mas também atendem a um consumidor cada vez mais exigente e conectado, valorizando conveniência e experiências personalizadas”, conta José Giordano, diretor de Marketing da Rede Frango Assado, em entrevista exclusiva à Mercado&Consumo.
O Frango Assado busca manter a herança na preparação de seus produtos, preservando receitas originais, como a do pão de semolina, criado pela família Mamprin, fundadora da rede em 1952. No entanto, a marca aprimora os processos com base técnica e rigor nutricional, com apoio das equipes de pesquisa e desenvolvimento, qualidade e segurança alimentar, além da consultoria do chef especialista em panificação Rogério Shimura.
De acordo com Giordano, os processos de controle de qualidade seguem as normas e regulamentações de órgãos e entidades do setor, garantindo controle desde a seleção dos ingredientes até o envio às lojas.
“Fazemos higienização e inspeções constantes, além de treinamentos e padronização técnica. Cada um dos nossos itens passa por etapas de monitoramento que garantem segurança alimentar, consistência e sabor, incluindo testes diários em todos os lotes na fábrica e na loja”, acrescenta.
Produção artesanal
Mesmo com o maquinário moderno presente na fábrica, o Frango Assado opta por realizar diversos processos manualmente, a fim de manter a “sensibilidade artesanal”.
Entre os processos feitos por mãos humanas estão a modelagem da massa do pão de semolina com calabresa, desde a preparação até o forno; a produção da coxinha, desde o preparo do frango até a montagem e o empanamento; a embalagem dos biscoitos de polvilho, colocados um a um; além do empacotamento e organização de todos os itens para armazenamento e posterior envio às lojas.
“Os processos manuais mantêm o cuidado, que garante que o padrão de qualidade tenha o mesmo carinho de sempre, combinando técnica, humanização e tradição em cada detalhe. Produzimos de modo industrial para ser padronizado, mas ao mesmo tempo humanizamos a produção para manter o mesmo sabor e cuidado”, explica Giordano.
Presença no varejo
O Frango Assado vem se consolidando como um ponto de conveniência nas rodovias, e uma das estratégias da companhia tem sido investir no comércio B2C, vendendo seus produtos diretamente aos clientes, como a linha de congelados com coxinha e pão de queijo, por meio das 23 unidades da rede.
Anualmente, a marca comercializa mais de 1 milhão de unidades de pão de semolina. Considerando suas diferentes versões, esse número ultrapassa 2 milhões de produtos vendidos. A coxinha é o segundo item mais popular, também com cerca de 1 milhão de vendas por ano.
“Itens como espetinho de frango, pão de queijo e a coxa creme também têm ganhado destaque, refletindo a força da marca em combinar tradição, experiências personalizadas e conveniência nas estradas. Inclusive, os dados do nosso programa de fidelidade Fran-Go! confirmam que esses são os produtos mais resgatados, reforçando a conexão afetiva com o público”, destaca.
Apesar do sucesso dos produtos nas lojas, expandir para supermercados e outros pontos de venda do varejo não é, por ora, o foco da marca. “Hoje, nosso foco está em fortalecer a experiência dos nossos consumidores nas lojas e em expandir a presença da marca com consistência e excelência operacional”, diz Giordano, acrescentando que o Frango Assado acompanha “de perto o movimento do mercado e avalia oportunidades futuras que possam levar o sabor e a tradição da nossa marca para outros pontos de venda”.
*O jornalista viajou a convite do Frango Assado.
Imagens: Divulgação e Mercado&Consumo