Bancos iniciam mutirão de renegociação de dívidas no sábado, em cenário de inadimplência em alta

Consumidores poderão renegociar dívidas em atraso no cartão de crédito, cheque especial, consignado e outras modalidades

Um grupo de mais de 160 instituições financeiras abre no sábado, 1º de novembro, um mutirão de renegociação de dívidas, em meio ao avanço recente da inadimplência no Brasil. A iniciativa é da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), do Banco Central do Brasil, da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e dos Procons.

Os consumidores poderão renegociar dívidas em atraso no cartão de crédito, cheque especial, consignado e outras modalidades.

Serão oferecidas condições especiais, como parcelamento, desconto e redução dos juros. O mutirão se estenderá até o final de novembro.

[the_ad_group id="11688"]

“A mobilização nacional propicia ao consumidor planejar o quanto tem de dívidas em atraso e o quanto sobra de dinheiro para negociar com a instituição credora. Também traz conteúdo relevante de orientação financeira”, afirmou o diretor de Cidadania Financeira e Relações com o Consumidor da Febraban, Amaury Oliva.

Aumento da inadimplência

A iniciativa periódica de renegociação de dívidas acontece em um cenário de crescentes dificuldades dos brasileiros para honrar compromissos financeiros, diante de juros elevados.

Em setembro, a inadimplência saltou para 30,5% das famílias, maior nível da série histórica iniciada em 2010, conforme a apontou a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Os clientes poderão solicitar a repactuação da dívida diretamente com o banco participante ou pelo portal ConsumidorGovBr. O processo também poderá contar com o apoio presencial nos Procons que aderiram ao mutirão, embora para as pessoas Superendividadas seja necessário também um plano de pagamento, de acordo com a Febraban.

Com informações de Estadão Conteúdo (André Marinho).
Imagem: Envato

Sair da versão mobile