Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Meios de pagamento

Google Pay vira opção de carteira 100% digital com integração do Pix e Open Finance

O lançamento foi feito em parceria com o C6 Bank e PicPay

  • de Gabrielly Mendes
  • 1 ano atrás
Google

O Google Pay vai se tornar uma opção de carteira 100% digital para os brasileiros que costumam manter todos os seus documentos reunidos em smartphones. Disponível em dispositivos Android e no navegador Google Chrome, a empresa anunciou nesta terça-feira, 30, a integração do pagamento via Pix em seu aplicativo. A conexão é feita por meio do Open Finance e tem parceria com o C6 Bank e PicPay.

As transações por meio do Pix poderão ser feitas de três maneiras: transferência via chave de pagamento, leitura de QR Code e Pix Copia e Cola, além de pagamentos em maquininhas de cartão que aceitem o formato.

“Esperamos trazer conveniência com a novidade. Com a integração do Pix como forma de pagamento, criamos uma carteira 100% digital. Já era possível reunir cartões de embarque, bilhetes de metrô, carteira de vacinação e realizar pagamentos via débito, crédito e, agora, no Pix”, afirmou Elisa Joia, head de Operações de Pagamentos do Google Pay para América Latina.

O lançamento da funcionalidade acontecerá de forma gradativa e ainda não há previsão de quando estará disponível para o público geral. Espera-se que a integração diminua o que o mercado chama de “fricção” — quando o usuário precisa acessar o aplicativo do banco para conseguir realizar uma transação.

O C6 Bank e o PicPay são as primeiras instituições parceiras do Google a disponibilizar o Pix na Carteira aos seus clientes. A expectativa é expandir a funcionalidade para outras financeiras no futuro. Com mais bancos habilitados para oferecer a solução do Pix, os usuários do aplicativo poderão consolidar todos os seus pagamentos em um só lugar.

“O Pix mudou a forma como transacionamos. Com a novidade do Google, esperamos ter uma escalada na experiência e uma jornada de compras sem direcionamentos. Isso significa mais vendas para o negócio e uma jornada simplificada para o consumidor. Todos saem ganhando”, contou Maxnaun Gutierrez, head de Produtos para Pessoa Física do C6 Bank. 

Segurança

Para fazer um Pix no aplicativo, é um requisito regulatório que o usuário tenha sua identidade verificada. Essa etapa ocorre apenas uma vez para aqueles que nunca vincularam uma conta. Com a identidade confirmada, a conta passa a ser uma forma de pagamento na Carteira. O vínculo ocorre entre o aplicativo  e a instituição financeira, garantindo a autenticação do usuário.

A novidade também é acompanhada de alternativas em caso de roubo, furto ou perda. Agora, o aplicativo tem a opção de retirada da conta Google do celular via “Encontre o meu dispositivo”. Em junho, a Google já tinha lançado a modalidade “modo ladrão”.

“A instituição financeira pode tomar a decisão de aprovar ou não a transação, sempre usando ferramentas de autenticação. A tecnologia sempre vai garantir que é aquele usuário usando aquele aparelho para fazer transação”, disse Elisa.

Brasileiros são heavy users de aplicativos de bancos

Um panorama divulgado durante a Febraban Tech sobre o perfil de investimento das instituições financeiras indica que 72% dos clientes com contas digitais no celular abrem seus aplicativos todos os dias.

Das 550 milhões de contas ativas, 46% estão nos canais digitais, sendo 209,3 milhões no mobile bankinge 44,1 milhões no internet banking.

A taxa de heavy users varia de acordo com a plataforma digital. No mobile banking, há 70,5 milhões de usuários, o que representa um crescimento de 14% em relação ao ano passado. No internet banking, o número cai para 4,2 milhões, com diminuição de 9%. Clique aqui para saber mais.

Imagem: Shutterstock 

  • Categories: Destaque do dia, Economia, Meios de pagamento, Notícias
  • Tags: BrasilC6 BankclienteClientesconsumidoresconsumodigitalgoogleGoogle Paymarcasmeios de pagamentomercadoonlinePicPayPIXserviçostecnologia

Conteúdo Relacionado

Justiça coloca 'watchdogs' para conferir contas da Oi após ver indícios de 'impropriedades'

de Redação 21 de julho de 2025

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

de Redação 21 de julho de 2025

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

de Redação 21 de julho de 2025

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

de Redação 21 de julho de 2025

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

de Redação 21 de julho de 2025

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

de Redação 21 de julho de 2025

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

de Redação 21 de julho de 2025

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

de Redação 21 de julho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile