Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Economia

Pesquisa mostra que 83% dos brasileiros consomem pratos típicos da região onde moram

Feijoada foi a iguaria mais lembrada pelos entrevistados de todo Brasil, com 13%

  • de Redação
  • 4 anos atrás
Pesquisa mostra que 83% dos brasileiros consomem pratos típicos da região onde moram

Os brasileiros valorizam a comida regional e a demanda por consumo de pratos típicos aumentou nos apps de delivery de comida. Segundo uma pesquisa do Instituto Ipsos e Datafolha, encomendada pelo 99 Food, 83% dos entrevistados têm o costume de comer pratos típicos de seus estados.

Para 41%, consumir pratos locais é uma forma de valorizar a cultura de sua região. Outros 29% entendem que a comida local os conecta com seus familiares. Já 28% afirmam que consumir a comida local é uma forma de manter as tradições. “50% dos entrevistados afirmam que entre os últimos 10 pedidos realizados está a escolha por comida típica brasileira. Enxergamos uma tendência e um novo comportamento do consumidor a partir desses dados”, diz Danilo Mansano, diretor-executivo da 99Food.

Entre as cinco regiões brasileiras, o Nordeste se destaca como a região com a mais forte ligação com sua cultura gastronômica, com 93%, seguida da região Sul, com 87%.

Pratos típicos mais consumidos

Entre as preferências dos brasileiros, três pratos se destacam. O churrasco é consumido por 30% dos entrevistados do Sul, região que é reconhecida pelo preparo de carnes. Essa marca é quatro vezes maior que a média nacional (7%).

A feijoada foi a mais lembrada pelos entrevistados de todo Brasil (13%). No Sudeste, a iguaria teve um índice um pouco maior (17%). No Nordeste, o destaque foi o cuscuz, com 22%, consumido tanto no café da manhã quanto no almoço e jantar (aqui pode entrar um acrescido de carne ou outra proteína).

Um comportamento interessante do consumidor identificado na pesquisa é o uso das plataformas para o consumo dessa comida no dia a dia: 64% passaram a pedir mais delivery na pandemia, sendo que 65% pedem ao menos uma vez por semana.

Imagem: Agência Brasil

  • Categories: Economia, Foodservice, Notícias
  • Tags: alimentaçãoBrasilclienteClientescomprasconsumidorconsumidoresconsumoDeliverydigitalempresasfoodservicefranquiasmarcasprodutosserviçosvendas

Conteúdo Relacionado

Justiça coloca 'watchdogs' para conferir contas da Oi após ver indícios de 'impropriedades'

de Redação 21 de julho de 2025

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

de Redação 21 de julho de 2025

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

de Redação 21 de julho de 2025

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

de Redação 21 de julho de 2025

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

de Redação 21 de julho de 2025

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

de Redação 21 de julho de 2025

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

de Redação 21 de julho de 2025

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

de Redação 21 de julho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile