Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Artigos

PMEs e a oportunidade das fintechs

  • de Marcelo Honda
  • 5 anos atrás
afinal-o-que-e-fintech-saiba-absolutamente-tudo-sobre-o-assunto-6

Hoje, 96,6% dos negócios no Brasil são compostos por micro e pequenas empresas, que contribuem para cerca de 30% do PIB brasileiro, e são responsáveis por 52% dos empregos formais. De acordo com uma análise do Sebrae, em 2019 as PMEs foram responsáveis pela abertura de 731 mil vagas de emprego. Com estes números em mãos não é difícil compreender por que 55,8% das fintechs brasileiras atuam no setor B2B e tem se especializado cada vez mais no atendimento a PMEs.

De acordo com o estudo Distrito FinTech Report 2020 existem hoje no país 742 startups no setor financeiro, o que significa um aumento de 34% em relação ao relatório de 2019. Além disso o segmento possuía, em 2019, cerca de 35% dos aportes de Venture Capital. Com a consolidação e maior uso de tecnologias na pandemia como QR Code, pagamentos por aproximação, e ainda com a implantação do Open Banking, a Associação Brasileira de Fintechs estima que ainda mais 700 novas fintechs nasçam.

Dentro desta fatia total de fintechs do país, atualmente o segmento de crédito concentra a segunda participação, correspondendo a 15,8% de participação, atrás apenas de fintechs de meios de pagamento, com 16,4%. Em terceiro lugar temos as que são focadas em softwares e serviços para gerenciar diferentes áreas da vida financeira, com 15,1% do total. Hoje o Brasil já é o país com mais fintechs na América Latina, e segue na liderança, à frente do México, e é o terceiro maior criador de unicórnios, ao lado da Alemanha.

Diante deste cenário, onde nossa maior força econômica encontra um mercado em crescimento para atendê-la, nos deparamos ainda com algumas notícias de dificuldade do setor no acesso ao crédito. Uma pesquisa divulgada em abril pelo Sebrae mostrou que 60% dos donos de pequenos negócios que já buscaram crédito desde o início da quarentena tiveram o pedido negado. E ainda um outro levantamento feito no final de abril pelo Sindicato de Micro e Pequenas Indústrias do Estado de São Paulo (Simpi) mostrou que 75% das PME’s acreditam que as medidas anunciadas de apoio do sistema financeiro não estão chegando a seus negócios.

Analisando todo o quadro, onde a oferta cresce e a demanda está em um momento mais crítico do que nunca, é preciso buscar alternativas aos desencontros. É preciso compreender que mais do que nunca, em nossa realidade, soluções e relacionamentos disruptivos são necessários. Como podemos auxiliar às PMEs que tem dificuldade na entrega da documentação? Quais soluções tecnológicas ou ainda humanas que podemos acrescentar à esteira? Quais análises secundárias podemos fazer para aquelas que não estão conseguindo entregar as garantias necessárias para a concessão de crédito? Que é a realidade da maioria das empresas do segmento. Este é um momento crítico do mercado, mas também um momento de consolidação para um novo modelo de negócio e ainda para a fidelização de 30% do PIB brasileiro em nossas carteiras de clientes.

* Imagem reprodução

  • Categories: Artigos, Meios de pagamento
  • Tags: digitale-commerceEconomiaempresasestratégiaexperiênciaFaturamentofintechsinovaçãoinvestimentolojasmercadonegóciosomnichannelonlinepandemiaprodutosserviçostecnologiavarejovendas

Conteúdo Relacionado

Nubank inicia testes do novo NuCoin, seu programa de relacionamento

de Redação 21 de julho de 2025

Reclamar do Pix é o mesmo que defender telefone fixo no lugar do celular, afirma Haddad

de Redação 21 de julho de 2025

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

de Marcos Gouvêa de Souza 21 de julho de 2025

Retail media in store: o próximo capítulo da revolução publicitária no varejo

de Alexandre van Beeck 18 de julho de 2025

Orçamento das famílias brasileiras sob pressão

de Eduardo Yamashita 18 de julho de 2025

Trump contra o Pix: entenda o que pode ter motivado críticas dos EUA

de Redação 17 de julho de 2025

De locadores a operadores: Xdome e Junga Park apontam um novo caminho para os shoppings

de Luiz Alberto Marinho 17 de julho de 2025

Como a IA está transformando os programas de fidelidade

de M&C Media Labs 17 de julho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile