Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Foodservice

Exportação de biscoitos, pães e massas cresce em 2019

  • de Redação
  • 6 anos atrás

O setor de biscoitos, pães industrializados, macarrão e bolos prontos exportou US$ 46,2 milhões no 1º quadrimestre de 2019, representando 3% de crescimento em valor em relação ao mesmo período de 2018. Houve uma redução de 5% no volume exportado, que ficou em 25,7 mil toneladas. O resultado é consequência do trabalho desenvolvido pelo projeto setorial Brazilian Biscuits, Pasta and Industrialized Breads & Cakes, mantido pela Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (Apex-Brasil), que busca oportunidades para aproximar as empresas do segmento de seus clientes e potenciais parceiros no exterior.

O setor de biscoitos se destacou com um aumento de 12% em valor (US$ 16,6 milhões) e 18% em volume (11,4 mil toneladas), se comparado ao mesmo período de 2018. A África teve significativa contribuição neste resultado. Mercados não tradicionais no continente como, por exemplo, Guiné Equatorial, Cabo Verde, República Democrática do Congo e Nigéria, sobressaíram-se na compra destes produtos do Brasil.

As misturas para biscoitos, pães, bolos e pães de queijo vêm ganhando força em países como Venezuela e Estados Unidos. A compra de misturas na Venezuela recuperou este ano o patamar do 1º quadrimestre de 2017, um pouco acima de US$ 1 milhão e de 1,8 milhão de toneladas. No caso dos Estados Unidos, as exportações de pão de queijo e misturas praticamente dobraram no período, saltando para pouco mais de US$ 2 milhões e 700 toneladas. O mesmo cenário dos EUA ocorreu também em Portugal, onde as compras atingiram US$ 710 mil e 261 toneladas.

Na categoria de massas, as exportações chegaram a US$ 2,2 milhões e 1,6 mil toneladas. Entre os países de destaque estão Chile, que voltou ao patamar de exportações alcançado em 2017, e Uruguai, que vem apresentando crescimento constante no valor importado. Juntos, os países representaram praticamente a metade das exportações do segmento no 1º quadrimestre de 2019.

Já a categoria de pães e bolos atingiu US$ 3,2 milhões e 1,3 mil toneladas. Nesse caso, as exportações brasileiras se concentraram no Paraguai e nos Estados Unidos, que juntos atingiram 50% das exportações, além de apresentarem crescimento constante nas compras de produtos com maior valor agregado – bolos e torradas, respectivamente.

De acordo com Cláudio Zanão, presidente-executivo da ABIMAPI, o projeto setorial Brazilian Biscuits, Pasta and Industrialized Breads & Cakes tem papel fundamental nas exportações do setor. “Com o apoio da Apex-Brasil, estamos presentes com produtos brasileiros nas principais feiras de alimentos do mundo, realizando reuniões e estudando os mercados prioritários para o desenvolvimento das categorias em que atuamos”, destacou.

*Imagem reprodução

  • Categories: Foodservice, Notícias
  • Tags: ÁfricabiscoitosbolosBrasilChileestados unidosexportaçõesmacarrãomassaspãesParaguaiprodutos industrializadosreceitavendasvolume

Conteúdo Relacionado

Justiça coloca 'watchdogs' para conferir contas da Oi após ver indícios de 'impropriedades'

de Redação 21 de julho de 2025

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

de Redação 21 de julho de 2025

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

de Redação 21 de julho de 2025

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

de Redação 21 de julho de 2025

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

de Redação 21 de julho de 2025

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

de Redação 21 de julho de 2025

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

de Redação 21 de julho de 2025

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

de Redação 21 de julho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile