Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Destaque do dia

Saraiva: vendas em lojas físicas caem, mas e-commerce cresce

  • de Redação
  • 8 anos atrás

A Saraiva realizou, na manhã de quarta-feira (29), teleconferência para apresentar os seus resultados do quarto trimestre de 2016 e, consequentemente, os números acumulados de 2016. No ano passado, a empresa obteve receita bruta de R$ 1.89 bilhão, queda de 0,4% na comparação com 2015. Quando desmembrados os números de vendas das lojas físicas e do e-commerce, percebe-se crescimento importante das vendas de sua loja virtual. O e-commerce da Saraiva fechou o ano com receita bruta acumulada de R$ 614 milhões, valor 8,9% maior do que o apurado em 2015. As vendas nas lojas físicas, no entanto, apresentaram queda de 4,3%, totalizando R$ 1.27 bilhão versus R$ 1.33 bilhão apurados em 2015.

A empresa credita o bom desempenho nas vendas do e-commerce às “ações desenvolvidas para melhoria da experiência do usuário e reflete o crescimento observado nas principais categorias de produtos”. No início deste ano, a Saraiva conquistou, pela terceira vez, o Prêmio e-Bit de melhor e-commerce na categoria “Uma das cinco lojas mais queridas” e o primeiro lugar na categoria “Livraria mais querida”. Alcançou ainda o terceiro lugar na pesquisa Ibope / Conecta, que avalia a satisfação dos consumidores com os principais e-commerces do país.

Em 2016, o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (EBITDA) alcançou R$ 32 milhões ante R$ 3 milhões em 2015. Pelo sétimo trimestre consecutivo, a Saraiva melhorou a sua margem bruta, que fechou o quarto trimestre 0,2 pontos percentuais acima do obtido no mesmo período de 2015. Anualizada, a margem bruta do varejo demonstrou ganho de 1,4 pontos percentuais, saltando de 32,8% em 2015 para 34,2% em 2016.

Melhora também nas despesas operacionais. No fechamento do quarto trimestre, a empresa reportou redução de 5,5% nas suas despesas operacionais na comparação com o mesmo período de 2015. Desconsiderando o efeito do retorno da incidência do INSS sobre a folha de pagamento no valor de R$ 2 milhões (até outubro de 2015 incidia sobre o faturamento), o resultado seria uma importante queda de 6,8% em relação ao quarto trimestre de 2015. Em termos acumulados essas reduções foram de 2,6% e 6,0%, respectivamente. Esse desempenho, aponta a varejista em seu relatório, “é fruto dos esforços da companhia na melhoria da produtividade por meio da otimização de gastos, revisão de contratos e mudanças de processos, e mostra-se ainda mais relevante diante do contexto de pressões inflacionárias”.

Um dos destaques do ano foi o ganho de Market share de 1,2 pontos percentuais no segmento de livros, segundo dados oferecidos à empresa pela GfK.

Fonte: PUBLISHNEWS

  • Categories: Destaque do dia, E-commerce, Notícias, Varejo, Varejo digital
  • Tags: ecommerceloja físicaLoja Onlinemercado&consumoSaraivavendasVendas OfflineVendas online

Conteúdo Relacionado

Justiça coloca 'watchdogs' para conferir contas da Oi após ver indícios de 'impropriedades'

de Redação 21 de julho de 2025

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

de Redação 21 de julho de 2025

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

de Redação 21 de julho de 2025

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

de Redação 21 de julho de 2025

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

de Redação 21 de julho de 2025

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

de Redação 21 de julho de 2025

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

de Redação 21 de julho de 2025

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

de Redação 21 de julho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile