Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Tecnologia

Itaú passa a ‘alertar’ cliente via WhatsApp sobre possíveis golpes em transações

O cliente é informado a respeito por uma tela no aplicativo e, ao mesmo tempo, é notificado pelo banco através do WhatsApp

  • de Redação
  • 6 meses atrás
Itaú golpes

O Itaú Unibanco começou neste mês a utilizar o WhatsApp para alertar aos clientes sobre tentativas de golpes. Com uso de inteligência artificial, o banco vai detectar transações fora do padrão de comportamento e que podem ser motivadas por tentativas criminosas de obter recursos.

Em uma transferência suspeita, por exemplo, o banco ativa um recurso chamado temporização, de acordo com regras do BC, antes de permitir que seja efetivada. O cliente é informado a respeito por uma tela no aplicativo e, ao mesmo tempo, é notificado pelo banco através do WhatsApp.

Essa mensagem pergunta o motivo da transferência. A partir da resposta do cliente, o chatbot envia informações sobre o possível golpe que foi identificado. Com isso, o cliente pode manter ou cancelar a operação. O comando é atualizado diretamente no aplicativo do banco.

Desde 2022, o banco alerta os clientes através do aplicativo de mensagens sobre transações suspeitas com cartão de crédito. Agora, a ideia é interagir mais, com dicas de segurança.

“A jornada de interação via WhatsApp visa ampliar a conscientização sobre os mais variados tipos de golpes e fraudes, impedindo que o cliente realize uma transação por impulso, sem refletir para onde o dinheiro está indo”, diz o superintendente de Segurança Corporativa do Itaú, Richard Bento.

“Cofrinhos”, ferramenta de organização financeira, que rende 100% do CDI

O Itaú Unibanco lançou para todos os clientes nesta segunda-feira, 27, uma ferramenta chamada “Cofrinhos”. Trata-se de “pastas” em que os clientes podem separar dinheiro para determinadas finalidades. As aplicações partem de R$ 1, e o saldo aplicado rende a 100% do CDI desde o primeiro dia.

O produto vinha sendo implementado em etapas desde o segundo semestre do ano passado. Agora, chegou a todos os clientes pessoas físicas, o que inclui os segmentos Uniclass e Personnalité, de média e alta renda. O banco afirma que, nessa etapa, muitos clientes começaram a investir através do produto, embora não detalhe em números.

O cliente pode criar uma reserva ou um objetivo específico para guardar dinheiro. No caso da meta, é possível definir valor e data final, e os “cofres” permitirão novos aportes a qualquer momento.

A funcionalidade é similar às que bancos digitais, como Nubank e PicPay, têm oferecido a clientes. No Itaú, é uma evolução de ferramenta do Iti lançada em 2022. O banco digital criado pelo conglomerado no começo desta década começaram a ser migrados para o “superapp” do Itaú no final do ano passado, como parte de um movimento que envolverá 15 milhões de usuários quando estiver completo.

Com informações de Estadão Conteúdo (Matheus Piovesana).
Imagem: Shutterstock

  • Categories: Economia, Notícias, Tecnologia
  • Tags: BrasilEconomiaempresasestratégiagolpesInteligência ArtificialinvestimentoItaú Unibancomarcasmercadonegóciosomnichannelonlineserviçostecnologiatransaçõeswhatsapp

Conteúdo Relacionado

Justiça coloca 'watchdogs' para conferir contas da Oi após ver indícios de 'impropriedades'

de Redação 21 de julho de 2025

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

de Redação 21 de julho de 2025

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

de Redação 21 de julho de 2025

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

de Redação 21 de julho de 2025

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

de Redação 21 de julho de 2025

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

de Redação 21 de julho de 2025

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

de Redação 21 de julho de 2025

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

de Redação 21 de julho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile