Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home E-commerce

Pequenas e médias empresas vão apostar em Inteligência Artificial em 2024

Estudo realizado pela Nuvemshop indica as novas ferramentas e estratégias que estão nos planos dos empreendedores

  • de Redação
  • 1 ano atrás
Pequenas e Médias empresas vão apostar em Inteligência Artificial neste ano

Para manter as vendas aquecidas e ampliar o sucesso no ambiente digital, muitos empreendedores desejam apostar em novas ferramentas este ano. No centro das tendências do varejo moderno, a Inteligência Artificial é prioridade para 36% dos entrevistados, segundo dados da pesquisa sobre e-commerce realizada anualmente pela Nuvemshop, plataforma para criação de lojas virtuais. Para a 9ª edição do estudo, publicado em 2024, foram ouvidas 1.900 pequenas e médias empresas (PMEs) da base de clientes da Nuvemshop,

Na lista de melhorias tecnológicas, implementar vídeos dos produtos vendidos na loja virtual é importante para quase 37% dos empreendedores que desejam melhorar a conversão das vendas. Atendimento digital e chatbots (conversational commerce), ferramentas que usam IA, são destaque para 30% das PMEs

“As pequenas e médias empresas registraram um crescimento de 22% no faturamento no último ano. As tendências apontadas pelo mercado, como inteligência artificial e uso de vídeos para mostrar os produtos na loja virtual, já estão no radar dos empreendedores”, comenta Luiz Natal, gerente de Plataforma da Nuvemshop.

“Percebemos que eles também desejam investir ainda mais em conhecimento para expandir as vendas e aproveitar as tecnologias de forma estratégica”, pontua o executivo, que também garante que a companhia continuará a apoiar os empreendedores por meio de treinamentos, workshops e ferramentas que auxiliem nesse processo.

Ainda sobre os planos para 2024, o estudo indica que os lojistas pretendem expandir ainda mais a estratégia dos negócios virtuais. A pesquisa mostra que 51% dos empreendedores pretendem aprender mais sobre estratégias de e-commerce, 29% desejam expandir seu portfólio de produtos e 28% querem ampliar canais de venda online.

Sobre os desafios e aprendizados para a gestão do negócio referente ao ano passado, 44% afirmam que a falta de capital de giro para reinvestir na loja foi a maior dificuldade enfrentada. Conhecer e dominar as ferramentas necessárias para crescer e a falta de tempo para administrar todo o negócio também foram desafios destacados por 29% e 25% dos respondentes respectivamente.

Além disso, quando perguntados sobre as dificuldades enfrentadas diretamente no e-commerce, os empreendedores afirmam que a baixa taxa de conversão (38%) e o alto custo de frete (21%) são os principais impasses, seguidos por dificuldade para precificar (13%) e carrinhos abandonados (12%).

Em 2023, as pequenas e médias empresas do varejo online faturaram R$3,3 bilhões, um crescimento de 22% em relação a 2022, segundo dados do estudo NuvemCommerce 2024.

Com informações de Mercado&Tech
Imagem: Shutterstock

  • Categories: E-commerce, Inovação, Notícias
  • Tags: Brasilcapital de girochatbotcrescimentodigitale-commerceecommerceempresasestratégiaexpansãogestãoIAInteligência ArtificialinvestimentolojasMercad&ConsumonegóciosNuvemshoponlineonsitePMEsrelevânciatecnologiatendênciaVarejistasvarejovendas

Conteúdo Relacionado

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

de Redação 9 de junho de 2025

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

de Redação 9 de junho de 2025

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

de Redação 9 de junho de 2025

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

de Redação 9 de junho de 2025

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

de Redação 9 de junho de 2025

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

de Redação 9 de junho de 2025

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

de Redação 9 de junho de 2025

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

de Redação 9 de junho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile