Pequenas e médias empresas vão apostar em Inteligência Artificial em 2024

Estudo realizado pela Nuvemshop indica as novas ferramentas e estratégias que estão nos planos dos empreendedores

Pequenas e Médias empresas vão apostar em Inteligência Artificial neste ano

Para manter as vendas aquecidas e ampliar o sucesso no ambiente digital, muitos empreendedores desejam apostar em novas ferramentas este ano. No centro das tendências do varejo moderno, a Inteligência Artificial é prioridade para 36% dos entrevistados, segundo dados da pesquisa sobre e-commerce realizada anualmente pela Nuvemshop, plataforma para criação de lojas virtuais. Para a 9ª edição do estudo, publicado em 2024, foram ouvidas 1.900 pequenas e médias empresas (PMEs) da base de clientes da Nuvemshop,

Na lista de melhorias tecnológicas, implementar vídeos dos produtos vendidos na loja virtual é importante para quase 37% dos empreendedores que desejam melhorar a conversão das vendas. Atendimento digital e chatbots (conversational commerce), ferramentas que usam IA, são destaque para 30% das PMEs

“As pequenas e médias empresas registraram um crescimento de 22% no faturamento no último ano. As tendências apontadas pelo mercado, como inteligência artificial e uso de vídeos para mostrar os produtos na loja virtual, já estão no radar dos empreendedores”, comenta Luiz Natal, gerente de Plataforma da Nuvemshop.

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“Percebemos que eles também desejam investir ainda mais em conhecimento para expandir as vendas e aproveitar as tecnologias de forma estratégica”, pontua o executivo, que também garante que a companhia continuará a apoiar os empreendedores por meio de treinamentos, workshops e ferramentas que auxiliem nesse processo.

Ainda sobre os planos para 2024, o estudo indica que os lojistas pretendem expandir ainda mais a estratégia dos negócios virtuais. A pesquisa mostra que 51% dos empreendedores pretendem aprender mais sobre estratégias de e-commerce, 29% desejam expandir seu portfólio de produtos e 28% querem ampliar canais de venda online.

Sobre os desafios e aprendizados para a gestão do negócio referente ao ano passado, 44% afirmam que a falta de capital de giro para reinvestir na loja foi a maior dificuldade enfrentada. Conhecer e dominar as ferramentas necessárias para crescer e a falta de tempo para administrar todo o negócio também foram desafios destacados por 29% e 25% dos respondentes respectivamente.

Além disso, quando perguntados sobre as dificuldades enfrentadas diretamente no e-commerce, os empreendedores afirmam que a baixa taxa de conversão (38%) e o alto custo de frete (21%) são os principais impasses, seguidos por dificuldade para precificar (13%) e carrinhos abandonados (12%).

Em 2023, as pequenas e médias empresas do varejo online faturaram R$3,3 bilhões, um crescimento de 22% em relação a 2022, segundo dados do estudo NuvemCommerce 2024.

Com informações de Mercado&Tech
Imagem: Shutterstock

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