Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Artigos

Amazon Go: A conveniência sempre ganha

  • de Rose Martins
  • 8 anos atrás

Na era da livre escolha é preciso pensar no consumidor de forma única e não como um grande público, afinal cada um tem uma necessidade particular e busca cada vez mais conveniência na hora de resolvê-las.

Qualquer atrito que impeça que a experiência de compra seja rápida, fácil e conveniente pode levar o consumidor a procurar outra loja, seja física ou online.

O comportamento do consumidor mudou muito e podemos culpar a Amazon por isso!

A jornada do ominiconsumidor começa com a pesquisa no online e, quando ele chega à loja, já sabe exatamente o que esta procurando. Ele vai para retirar um produto, para compras rápidas/fáceis ou mesmo para ter uma experiência diferente.

A Amazon esta sempre em busca de recursos para complementar seu ecossistema e, já tendo domínio do mundo online, partiu para o físico.

Amazon Go – que ficou em teste desde 2016 para funcionários – abriu uma loja em Seattle na semana passada. O processo é muito simples, o consumidor é identificado na entrada da loja e depois os sistemas de câmeras e sensores de pesos nas prateleiras identificam os produtos que estão sendo comprados. Para comprar, basta ter uma conta na Amazon e o app instalado.

Entre os produtos vendidos, estão os principais itens de conveniência, como vinhos, queijos, sanduíches e frutas. Mesmo em meio a tanta tecnologia, as pessoas sempre terão espaço no varejo. Neste caso, a reposição de produtos é feita por uma pessoa, bem como a recepção na entrada da loja e na sessão de bebidas (respeitando questões legais, o atendente questiona a idade do consumidor).

CONFIRA MAIS SOBRE A INICIATIVA DA AMAZON NO PROGRAMA MERCADO & CONSUMO

O PROGRAMA MERCADO & CONSUMO VAI AO AR DE QUARTA PARA QUINTA, 0H15, NA RECORD NEWS. NÃO PERCA!

No Brasil, grandes varejistas estão se posicionando e investindo em inovações, visando sempre a conveniência para o consumidor, como é caso do Grupo Pão de Açúcar.

Integrando uma experiência digital ao ambiente físico, foram instalados em 167 lojas da marca Pão de Açúcar o “caixa express”, que permite que o cliente agende via app o horário que deseja passar no caixa, evitando a perda de tempo em filas.

Já na Via Varejo a integração do físico e digital se dá por meio da entrega. Os clientes das bandeiras Casas Bahia, Extra e Ponto Frio terão mais uma opção de entrega sem custo de frete. Além da possibilidade de retirada em loja, o consumidor poderá optar pela retirada de seu pedido via locker – instalado em postos de combustíveis em São Paulo, em parceria com a Ipiranga.

Em janeiro foi inaugurada uma loja conceito do Ponto Frio no shopping Vila Olímpia em São Paulo. A loja conta com vitrine digital com tela de 2,30 m, que exibe em tamanho real imagens de refrigeradores, fogões e máquinas de lavar. Há ainda a pesquisa de satisfação realizada com reconhecimento facial, óculos de realidade virtual para as vendas de móveis, wi-fi gratuito e mapa de calor.

O projeto da loja do Ponto Frio contou com a consultoria da GS&Consult, empresa do Grupo GS& Gouvêa de Souza, que repensou o conceito, formato da loja e realizou a curadoria das experiências, considerando a jornada do consumidor e a capacitação das equipes de atendimento e vendas.

*Imagem reprodução

  • Categories: Artigos, Destaque do dia, E-commerce, Varejo digital

Conteúdo Relacionado

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

de Redação 21 de julho de 2025

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

de Redação 21 de julho de 2025

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

de Redação 21 de julho de 2025

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

de Felipe Mario 21 de julho de 2025

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

de Marcos Gouvêa de Souza 21 de julho de 2025

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

de Redação 21 de julho de 2025

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

de Redação 21 de julho de 2025

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

de Redação 20 de julho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile