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Edenred Brasil recicla volume de plástico equivalente a mais de 16 milhões de cartões em três anos

Em parceria com a startup eureciclo, Edenred retirou do meio ambiente 200% do total de materiais utilizados na produção dos cartões e envelopes

  • de Redação
  • 2 anos atrás
Edenred Brasil recicla volume de plástico equivalente a mais de 16 milhões de cartões em três anos

Em três anos, a Edenred, marca global e digital de serviços de meios de pagamento, apoiou a reciclagem de um volume de plástico equivalente a mais de 16 milhões de cartões. A iniciativa, que é uma maneira de compensar a utilização de papel e plástico na produção e envio dos cartões através do fomento a reciclagem, é viabilizada em parceria com a eureciclo, startup que realiza todo o processo e certifica a logística reversa de embalagens e materiais pós-consumo, por meio da compensação ambiental.

“Com a parceria, reforçamos nosso apoio à cadeia de reciclagem no Brasil, buscamos aumentar a eficiência da coleta de resíduos, o descarte correto e o reaproveitamento dos materiais, além de gerar um aumento de cerca de 11% na renda dos catadores. Aqui na Edenred, estamos sempre buscando promover alternativas para a logística reversa e tentar solucionar ao máximo o impacto ambiental desses materiais, incentivando a cadeia de reutilização de resíduos no Brasil”, destaca Alaor Aguirre, Vice-Presidente da Edenred Brasil.

Com iniciativa, a Edenred atingiu o objetivo estabelecido no início da parceria, de retirar do meio ambiente uma quantidade correspondente a 200% do total de materiais utilizados na produção dos cartões e envelopes produzidos pelas suas marcas Ticket, Ticket Log, Repom e Edenred Pay. O próximo passo, que já está em andamento, é incluir a Punto, marca mais recente do Grupo, no processo de compensação também.

“Nossa iniciativa de compensação dos materiais utilizados na produção e envio dos cartões, tem como foco reduzir o impacto ao meio ambiente, que é parte da estratégia global de sustentabilidade do Grupo, o Ideal, colocada em prática no pilar IdealPlanet. Assumimos o compromisso de, até 2030, termos 70% dos nossos serviços ofertados por meio de eco-soluções, que incluem a utilização de materiais reciclados com selos de origem renovável e soluções digitais. A iniciativa também se conecta diretamente com a nova estratégia global de negócios, o Beyond, que coloca a sustentabilidade no centro da estratégia e tem como um dos pilares o objetivo de ir além como empresa e atuar em iniciativas que promovam impacto social positivo”, reforça Aguirre.

No processo de reciclagem, primeiramente a eureciclo garante que as cooperativas de catadores realizem a separação dos resíduos, que na sequência, são encaminhados para a indústria novamente. Para isso, a startup mantém parcerias com cooperativas e operadores de reciclagem espalhadas por todo o Brasil. Os profissionais que atuam fazendo a separação dos resíduos recebem uma remuneração superior à do mercado, o que valoriza a cadeia e leva melhorias para todas as pontas.

A startup possui uma plataforma online, através da qual consegue rastrear e validar as notas fiscais e fornece os certificados de reciclagem que comprovam a venda dos materiais equivalentes, para garantir transparência e segurança, em um processo auditado.

Com informações de Mercado&Tech
Imagem: Shutterstock

  • Categories: Destaque do dia, ESG, Meios de pagamento, Notícias, Varejo
  • Tags: BrasilcartãocartõesconsumoEconomiaempresasESGestratégiameio de pagamentomeios de pagamentomeios de pagamentosmercadonegóciosplásticoreciclagemserviçossustentabilidadevarejo

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