Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Notícias

Tecnologia sustentável e hiperautomação são tendências para transformação digital em 2023

Sigla muito utilizada em 2022, o ESG está presente em todas as tendências que envolvem tecnologia no próximo ano

  • de Redação
  • 2 anos atrás
tendências

Estar a par das tendências do setor de tecnologia e para transformação digital são fundamentais para o futuro dos negócios. Segundo dados da consultoria IDC Brasil, o ritmo acelerado de migração dos negócios para o ambiente digital gerou receita de R$ 44 bilhões. Este foi o valor do setor de software em 2021, que cresceu 32,5% em comparação com 2019, no período pré-pandemia.  

Ainda segundo a empresa, em 2020 a demanda foi maior para softwares para gestão de infraestrutura de tecnologia, relacionamento com clientes e gestão empresarial. Neste contexto, empresas que desenvolvem soluções no segmento e que ofereçam gestão integrada, inovação e transformação digital. 

As tendências para o setor acompanham o potencial de crescimento, principalmente em 2023. Pensando nisso, Hermínio Gonçalves, CEO da SoftExpert Brasil, citou 5 das mais presentes. Confira a lista abaixo: 

Tecnologia Sustentável 

Sigla muito utilizada em 2022, o ESG está presente em todas as tendências que envolvem tecnologia no próximo ano. De acordo com pesquisa da Gartner, os CEOs destacaram que as mudanças sociais e ambientais são uma das três principais prioridades para os investidores.

Soluções low-code 

Pela alta na necessidade de transformação digital, é crescente o desafio de empresas de tecnologia de reterem os profissionais de TI e as equipes fiquem sobrecarregadas. A tendência para 2023 é que, para resolver esse problema, as ferramentas low-code ganhem espaço no mercado. 

“A automação e a modelagem de dados são avanços que trazem vantagens competitivas para as empresas. No entanto, muitas pessoas não possuem habilidade técnica para utilizar essas ferramentas. É por isso que as empresas vêm adotando plataformas de automação com recursos low-code/no-code “, comenta o especialista. 

Process mining 

A tecnologia visa monitorar e refinar processos de negócios usando dados e informações dos próprios sistemas organizacionais. Isto permite melhor confiabilidade nas decisões e implementar processos novos e mais eficientes. O Process mining visa integrar diferentes áreas das organizações, possibilitando aos profissionais entenderem completamente como os principais processos fossem identificados e solucionados.  

Hiperautomação 

A hiperautomação é uma ideia que une a integração de distintas tecnologias, como IA, machine learning, 5G e RPA (Robotic Process Automation). Nesta tendência, a chave da ideia é automatizar qualquer tipo de ação repetitiva de baixo valor e acabar com a intervenção humana.  

“Dessa forma, partimos de uma automação simples para um modelo inteligente com algoritmos avançados que usam machine learning e IA para dar mais autonomia às atividades diárias”, detalhou o CEO. 

Inteligência Artificial 

A inteligência artificial ganhou espaço como solução para melhorar a vida das pessoas e a produtividade. Um dos principais ganhos da tecnologia é a capacidade de mapear padrões de comportamento e gerar respostas automáticas. Nesse sentido, a IA se responsabiliza por desenvolver e implementar modelos usando a própria tecnologia. 

Imagem: Shutterstock

  • Categories: Notícias, Tecnologia
  • Tags: Brasilcomportamentoconsumidorconsumodigitale-commerceEconomiaempresasinovaçãomercadomercado&consumonegóciostecnologiavarejo

Conteúdo Relacionado

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

de Redação 9 de junho de 2025

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

de Redação 9 de junho de 2025

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

de Redação 9 de junho de 2025

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

de Redação 9 de junho de 2025

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

de Redação 9 de junho de 2025

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

de Redação 9 de junho de 2025

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

de Redação 9 de junho de 2025

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

de Redação 9 de junho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile