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Amazon inaugura modelo de loja em Chicago com foco em conveniência e tecnologia

A unidade é focada em produtos de conveniência e divide o prédio com a Whole Foods, que se concentra em itens frescos e orgânicos

  • de Redação
  • 8 meses atrás

A Amazon abriu recentemente a sua primeira loja de pequeno porte, chamada Amazon Grocery, no centro de Chicago. Localizada no térreo do edifício One Chicago, na Avenida W. Chicago, a loja ocupa uma área de 350 metros quadrados e oferece aproximadamente 3.500 itens, focados em produtos de conveniência e itens básicos. A loja compartilha o lobby com outra marca do grupo, a Whole Foods, que fica no segundo andar do mesmo prédio.

A Amazon, que já experimentou diversos formatos de lojas físicas, despertou interesse com a discreta inauguração do modelo. A loja foi estruturada em três áreas: uma com itens para consumo rápido, outra como café e operado pela Counter Culture Coffee, e uma terceira com itens básicos de mercearia.

Amazon

A unidade conta com quiosques de autoatendimento, tecnologia de pagamento por reconhecimento de palma da mão e um sistema de retorno de pacotes da Amazon, facilitando as compras. “Meu cartão de crédito foi automaticamente registrado ao escanear meu código QR Code Prime, agilizando a finalização da compra”, detalhou um funcionário da loja.

No setor de mercearia, a loja oferece uma seleção limitada de produtos embalados em seis corredores, sem departamentos de produtos frescos como carnes, hortifrúti ou padaria. A escolha dos itens parece baseada em dados de vendas online e inclui marcas nacionais populares, como Kraft Mac & Cheese e Velveeta. Marcas locais, populares em Chicago, estão ausentes, e o espaço não conta com uma linha de marca própria, algo que poderia atrair consumidores em busca de opções econômicas.

A loja tem como alvo os consumidores que frequentam supermercados convencionais e orgânicos, oferecendo itens como cereais e alimentos prontos, mas não atende à demanda por produtos naturais ou orgânicos, característica da Whole Foods. Aparentemente, a Amazon deseja atrair consumidores que buscam compras rápidas de itens básicos, enquanto a Whole Foods se concentra nos produtos frescos e orgânicos.

O nome “Amazon Grocery” trouxe algumas expectativas por parte dos consumidores, que poderiam esperar uma oferta completa de supermercado, mas o formato da loja se aproxima mais de um estabelecimento de conveniência expandido. Além disso, a Amazon vem gerenciando múltiplos formatos de lojas físicas, como Amazon Fresh, Amazon Go, e agora a Amazon Grocery, o que pode gerar confusão entre os consumidores.

Com informações de McMillan Doolittle (Amanda Lai).
Imagens: McMillan Doolittle

  • Categories: Foodservice, Notícias
  • Tags: alimentaçãoAmazon GrocerycrescimentoestratégiaexpansãoFaturamentofoodservicelojalojasmarcasmercadonegóciosprodutosserviçosvarejoWhole Foods

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