Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Destaque do dia

Robôs do Alibaba já entregaram mais de 1 milhão de pacotes de compras na China

Cada robô, apelidado de Xiaomanlv, pode carregar cerca de 50 pacotes por vez, entregando cerca de 500 caixas por dia

  • de Redação
  • 4 anos atrás

Os robôs de entrega autônomos do Grupo Alibaba alcançaram um marco nesta semana: um ano após seu lançamento, eles já entregaram 1 milhão de pacotes na China. Apenas 200 robôs do Alibaba transportaram pacotes para mais de 200 mil consumidores em 52 cidades em 22 províncias chinesas, disse o braço de pesquisa global do Alibaba, DAMO Academy, em um comunicado à imprensa.

Cada robô, apelidado de Xiaomanlv, pode carregar cerca de 50 pacotes por vez e cobrir 100 quilômetros com uma única carga, entregando cerca de 500 caixas por dia. Nos próximos três anos, o Alibaba espera expandir a frota de 200 para 10 mil robôs, o que equivale a lidar com uma média de 1 milhão de pacotes por dia.

Wang Gang, chefe do Laboratório de Condução Autônoma da DAMO Academy, disse que a tecnologia avançada de direção autônoma está cada vez mais se tornando parte da vida diária das pessoas. “O Xiaomanlv alcançar mais de 1 milhão de pedidos de entrega é apenas o começo”, disse Wang. “É a base para o futuro desenvolvimento e aplicação de nossa tecnologia de direção autônoma.”

Desafios da última milha

A exploração da tecnologia de direção autônoma do Alibaba remonta a 2015, quando a gigante do e-commerce buscou enfrentar os desafios de entrega de última milha à medida que as compras online cresciam em popularidade. No ano passado, os robôs do Alibaba começaram a ser pilotados em campi universitários e comunidades da China.

“Um avanço importante é a nossa capacidade de usar algoritmos avançados para conseguir uma implantação em massa de baixo custo de nossos veículos autônomos em comunidades e campi”, acrescentou Wang.

Segundo ele, os custos gerais de produção e operação dos robôs do Alibaba equivale a um terço da média da indústria. A competitividade de preço vem dos custos de hardware mais baixos, porque os robôs operam com base em algoritmos treinados em vez de sensores de alta definição que são usados ​​pela maioria dos carros autônomos. O Alibaba usa uma solução proprietária de fusão multissensor e a AutoDrive, sua plataforma de aprendizado de máquina, para alimentar o Xiaomanlv.

Robôs do Alibaba já entregaram mais de 1 milhão de pacotes de compras na China
200 robôs transportaram pacotes para mais de 200 mil consumidores em 52 cidades em 22 províncias chinesas

Sem intervenção humana

O Alibaba treinou o algoritmo da Xiaomanlv em sua plataforma de teste orientada para computação em nuvem, que simula mais de 10 mil cenários possíveis, como situações climáticas extremas e pouca visibilidade à noite.

Os robôs do Alibaba normalmente encontram mais de 40 milhões de obstáculos por dia, mas pode navegar em seu caminho mais de 99,9% do tempo sem intervenção humana, de acordo com a DAMO Academy.

Wang revelou que a mesma estrutura técnica agora está sendo usada para projetar caminhões de entrega autônomos, em colaboração com o braço de logística da Alibaba, a Cainiao Network.

“Esses robôs maiores serão capazes de entregar mercadorias em uma velocidade mais rápida e por distâncias maiores. É provável que apareçam nas vias públicas dentro de três anos”, disse Wang.

Imagens: Divulgação

  • Categories: Destaque do dia, E-commerce, Notícias, Varejo
  • Tags: AlibabaBrasilchinaclienteClientescomérciocomportamentocomprasconsumidorconsumidoresconsumoe-commerceecommerceempresasestratégiaGrupo Alibabainovaçãomarcasmercadomercado&consumonegóciosomnichannelonlinerobôrobôsvarejistaVarejistasvarejovendas

Conteúdo Relacionado

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

de Redação 9 de junho de 2025

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

de Redação 9 de junho de 2025

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

de Redação 9 de junho de 2025

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

de Redação 9 de junho de 2025

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

de Redação 9 de junho de 2025

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

de Redação 9 de junho de 2025

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

de Redação 9 de junho de 2025

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

de Marcos Gouvêa de Souza 9 de junho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile