Microsoft alerta sobre problemas na plataforma de computação em nuvem Azure, na Europa

Companhia investiga relatos de problemas na conexão em serviços da plataforma

Microsoft alerta sobre problemas na plataforma de computação em nuvem Azure, na Europa
[the_ad id="169690"]

A Microsoft alertou nesta terça-feira, 30, que investiga relatos de problemas na conexão em serviços da plataforma Azure, na Europa, por meio de publicação no X, antigo Twitter. A instabilidade ocorre cerca de duas semanas após queda nos sistemas da Microsoft provocar um apagão cibernético global, seguindo falha em atualização de software pela empresa de cibersegurança CrowdStrike.

[the_ad id="138406"]

Segundo a empresa, mais detalhes sobre as investigações “serão fornecidos assim que estiverem disponíveis na página de status da Azure”.

A Azure é uma plataforma de computação em nuvem executada pela Microsoft e que fornece serviços a indivíduos, empresas e governos por meio de sua infraestrutura global, utilizada principalmente para gerenciamento de dados.

[the_ad_group id="11688"]

Após o anúncio, a ação da Microsoft chegou a cair levemente no pré-mercado de Nova York, mas abriu em alta modesta e avança 0,08% às 10h36 (de Brasília). Investidores também aguardam balanço corporativo da big tech americana, a ser divulgado depois do fechamento dos mercados em Wall Street.

Pane global 

No dia 19, a Microsoft informou que uma falha impede a utilização de softwares e serviços da companhia. Um problema com a atualização do software de segurança da CrowdStrike provocou um apagão cibernético global, e afetou cerca de 8,5 milhões de dispositivos Windows, o que corresponde a “menos de um por cento de todas as máquinas que utilizam o sistema operacional”.

A pane afetou clientes que hospedam seus serviços em computadores com Windows e com serviço de nuvem Azure, ambos da Microsoft, diz a CrowdStrike. Máquinas com Mac (da Apple) e Linux não foram afetadas, explica a empresa.

Com informações de Estadão Conteúdo
Imagem: Reprodução

 

Sair da versão mobile