Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Destaque do dia

BCG revela que 65% das empresas brasileiras de manufatura já usam Inteligência Artificial

Artigo BCG diz que apesar da maioria dos negócios do setor utilizar a tecnologia, a implantação da ferramenta ainda enfrenta obstáculos

  • de Redação
  • 2 anos atrás
BCG revela que 65% das empresas brasileiras de manufatura já usam Inteligência Artificial

Uma análise do Boston Consulting Group (BCG), realizada em parceria com o Fórum Econômico Mundial (WEF), aponta que 68% das empresas de manufatura já têm pelo menos uma aplicação de Inteligência Artificial (IA) em sua produção. No Brasil, o número acompanha a tendência mundial: 65% entre as entrevistadas confirmaram que já utilizam ferramenta.

Apesar da boa adesão, o estudo BCG também mostrou que a implantação enfrenta desafios. 98% de todos os respondentes da pesquisa ainda enfrentam dificuldades para conseguir escalar o uso das suas soluções de IA nas operações e somente 16% deles conseguiram alcançar os objetivos relacionados ao uso da tecnologia.

A consultoria, que ouviu 1.800 executivos em 15 países de sete setores diferentes, mostra que os principais obstáculos para aplicar e dimensionar a inteligência artificial em toda a cadeia de produção estão relacionados, principalmente, à infraestrutura e cultura organizacional. “88% dos entrevistados apontaram a falta de estrutura tecnológica como um desafio e 92% deles afirmaram terem dificuldades com a aplicação de IA por não terem uma base organizacional e de talentos relacionados à tecnologia. Os números mostram a importância de capacitar os colaboradores com habilidades do futuro, o que também garante a resiliência dos negócios a longo prazo”, afirma Julien Imbert, Diretor Executivo e Sócio do BCG no Brasil.

Quando o assunto é a maturidade das aplicações de IA na indústria de manufatura, o BCG aponta que as empresas mais maduras digitalmente são as fabricantes de itens de tecnologia. Outra descoberta foi sobre as principais aplicações de IA no setor, que são controle de qualidade, robótica e automação de produção, sistemas de alerta e otimização de estoque.

“Observamos que os pioneiros no uso de inteligência artificial nas linhas de produção tiveram uma economia de 14% nos custos de fabricação, aprimorando a eficiência da operação – e esse é só um dos diversos benefícios que a IA pode trazer aos negócios. Os líderes precisam lembrar que, a longo prazo, há uma grande vantagem competitiva ao considerarem o investimento na tecnologia como uma prioridade da sua estratégia”, finaliza Julien Imbert.

Com informações de Mercado&Tech
Imagem: Shutterstock

  • Categories: Destaque do dia, Inovação, Notícias
  • Tags: AIavançoBCGBrasilIAindústriainovaçãoInteligência Artificialmanufaturatecnologia

Conteúdo Relacionado

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

de Redação 9 de junho de 2025

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

de Redação 9 de junho de 2025

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

de Redação 9 de junho de 2025

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

de Redação 9 de junho de 2025

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

de Redação 9 de junho de 2025

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

de Redação 9 de junho de 2025

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

de Redação 9 de junho de 2025

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

de Marcos Gouvêa de Souza 9 de junho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile