Mesmo com cerca de 350 mil vagas abertas, o setor de supermercados brasileiro encontra dificuldades para contratar. Tradicional porta de entrada para jovens no mercado formal, o segmento tem perdido espaço para ocupações informais e mais flexíveis. A mudança no perfil dos trabalhadores, aliada à taxa de desemprego em baixa, vem acentuando o desafio.
Para enfrentar o problema, a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) firmou uma parceria com o Exército Brasileiro, com o objetivo de recrutar jovens que concluíram o serviço militar obrigatório.
A proposta inclui o mapeamento de perfis e a oferta de oportunidades com possibilidade de desenvolvimento profissional.
Além disso, o setor de supermercados aposta na diversificação da força de trabalho, buscando pessoas com mais de 60 anos e defendendo a criação de formatos de contratação mais adaptáveis à realidade dos candidatos.
Segundo o vice-presidente da Abras, a criação de um comitê junto ao Ministério do Trabalho está em discussão para viabilizar jornadas mais flexíveis.
Taxa em patamar baixo
A taxa de desemprego segue em patamar historicamente baixo, marcando 6,6% no trimestre encerrado em abril – o menor índice para o período desde 2012, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
“No passado, o trabalhador procurava emprego. Hoje, são as empresas que procuram o trabalhador”, afirma o vice-presidente da Abras, Marcio Milan,
Contrato de trabalho por hora
Representantes do setor de supermercados defenderam no dia 12 de maio, o contrato de trabalho por hora como solução para a dificuldade de admissão de funcionários. O tema foi abordado durante a abertura do festival Apas Show, feira de alimentos e bebidas, realizada em São Paulo.
Um dos que se pronunciaram acerca do assunto foi o presidente da Associação Paulista de Supermercados, Erlon Ortega. Segundo ele, há, atualmente, no estado, 35 mil postos abertos. Ele afirmou ainda que os empregadores têm encontrado dificuldade para preenchê-los, já que os trabalhadores têm demandado outros regimes de trabalho.
Com informações de Estadão Conteúdo.
Imagem: Envato