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Indulgência em alta: por que Giraffas e Havanna estão apostando em franquias de sobremesas

Açaí, sorvete e café estão em alta no setor de franquias; conheça opções e preços

  • de Aiana Freitas
  • 1 mês atrás

A busca do consumidor por momentos de indulgência permanece em alta e tem beneficiado uma série de segmentos do setor de franquias no Brasil. Entre eles, estão os estabelecimentos focados em doces e sobremesas, como açaí, sorvete e café.

Grandes redes de foodservice, como Giraffas e Havanna, acabam de lançar modelos focados justamente em sobremesas. Além disso, marcas como Chiquinho Sorvetes e The Best Açaí estão estão entre as maiores do País em operações de franquias do País.

“Durante a pandemia e nesse pós-pandemia, vemos sustentado o movimento pró-indulgência, em que o sentimento de ‘só se vive uma vez, preciso aproveitar, eu trabalho para isso’ impulsiona esse mercado”, analisa Cristina Souza, CEO da Gouvêa Foodservice.

Cristina complementa: “Na contramão da tendência fitness, o movimento se sustenta por se encaixar na solução do dia de dieta livre e por ter um ticket médio mais acessível em relação a uma refeição principal, atraindo consumidores que podem possuir restrição financeira, mas que almejam pelo momento de consumo fora do lar.”

Indulgência em alta: por que Giraffas e Havanna estão apostando em franquias sobremesas

Giraffas

A rede Giraffas lançou, na ABF Franchising Expo, em São Paulo, o modelo de quiosque de sobremesas e fez sua estreia no segmento de açaí. A opção, compacta, está disponível apenas para quem já possui franquia da rede. O cardápio é dividido em quatro grandes categorias: açaí no copo, casquinhas de açaí e de sorvete, sundaes especiais e milk-shakes.

Quiosques da Giraffas já estão em operação nas cidades de Campeche, Rio Negrinho e Mafra (SC), e no JK Shopping (DF). A previsão é abrir dez novas unidades em 2025. “O modelo de quiosque é uma solução inteligente para quem já está na rede. Ele exige pouco espaço, tem um investimento enxuto e responde à demanda por conveniência e variedade. É uma forma de nossos franqueados crescerem com segurança e inovação,”, diz Eduardo Guerra, diretor de Expansão do Giraffas.

Raio-X – Quiosques de sobremesa do Giraffas

Modelo shopping e hipermercado

  • Investimento: A partir R$ 213 mil
  • Área: 7,10m²
  • Prazo de retorno: A partir de 24 meses
  • Lucratividade: A partir de 12% a 15%
  • Taxa de franquia: R$ 20 mil
  • Royalties: 5% sobre faturamento bruto mensal
  • Fundo de marketing: 3% sobre faturamento bruto mensal

Modelo rua

  • Investimento: A partir de R$ 235 mil
  • Área de 7,10 m²
  • Prazo de retorno: A partir de 24 meses
  • Lucratividade: A partir de 12% a 15%
  • Taxa de franquia: R$ 20 mil
  • Royalties: 5% sobre faturamento bruto mensal
  • Fundo de marketing: 3% sobre faturamento bruto mensal

Havanna

A argentina Havanna também aproveitou a ABF Franchising Expo para lançar oficialmente um modelo de franquia focado em sorvetes premium. De acordo com a empresa, a expansão para o segmento é resultado do sucesso da linha de sorvetes de pote da marca no varejo brasileiro, presente nas principais redes de supermercados do Sudeste.

O modelo de franquias da Heladerias Argentinas Havanna inclui desde quiosques compactos até lojas completas com espaço para consumo, já pode ser visto em Porto Alegre (RS) e em São Paulo (SP). Até dezembro, mais 60 lojas serão inauguradas. A expectativa de expansão da rede por meio do novo formato é atingir 400 novas unidades até 2027.

Raio-X – Heladerias Argentinas Havanna

  • Investimento: A partir de R$ 320 mil
  • Área: a partir de 12 m² (sem área de mesas)
  • Prazo de retorno: De 15 a 18 meses
  • Lucratividade: Até 18%
  • Royalties: 5% do faturamento bruto
  • Fundo de marketing: 1% do faturamento bruto

Borelli

A Gelato Borelli vende o que classifica de “verdadeiro gelato italiano” e tem focado em expansão e aumento de capilaridade. A marca, nascida em Ribeirão Preto (SP), hoje está presente em 25 Estados brasileiros com mais de 260 franquias em implantação e operação. A expectativa é atingir 420 franquias até 2026.

“A Borelli se destaca por oferecer um modelo de negócio altamente rentável, que proporciona um retorno rápido sobre o investimento”, destaca Tony Miranda, CEO da Gelato Borelli.

Raio-X – Gelato Borelli

  • Investimento: A partir de R$ 800 mil
  • Lucratividade: Entre 20% e 25%

Açaí da Barra

O Açaí da Barra tem mais de 300 unidades presentes em mais de 10 Estados e as lojas vendem mais de 15 sabores de açaí e 40 de sorvete.

Raio-X – Açaí da Barra

Modelo Smart

  • Investimento: A partir R$ 230 mil
  • Área: de 40 m² a 60 m²
  • Prazo de retorno: A partir de 18 meses

Modelo Premium

  • Investimento: A partir R$ 290 mil
  • Área: 100 m²
  • Prazo de retorno: A partir de 16 meses

Chiquinho Sorvetes

Com mais de 900 lojas em operação, a Chiquinho Sorvetes é uma das maiores redes de franquias do País. Neste ano, subiu do 23º para o 21º lugar no ranking da ABF, com 921 operações e variação positiva de 19,3%.

A Chiquinho tem formatos de lojas de rua e shopping, quiosques (com 9 m² de área) e módulos externos (com 12,5 m² de área). Também continua investindo em modelos como lojas tradicionais (com investimento a partir de R$ 460 mil), lojas básicas (com investimento a partir de R$ 415 mil) e quiosques (com investimento a partir de R$ 389 mil).

Raio-X – Chiquinho Sorvetes

Modelo Smart

  • Investimento: A partir R$ 230 mil
  • Área: de 40 m² a 60 m²
  • Prazo de retorno: A partir de 18 meses

The Best Açaí

A The Best Açaí tem 680 unidades espalhadas pelo País. Estreou este ano no ranking da ABF de maiores franquias do Brasil, ocupando o 37º lugar e tendo registrado um crescimento de 54%.

Com previsão de fechar 2025 com mais de 1.000 unidades e um faturamento de R$ 1,1 bilhão, a empresa planeja escalar gradualmente o uso dos totens em todas as unidades da rede, acompanhando os resultados para garantir consistência operacional e boa recepção por parte dos clientes.

A aposta no autoatendimento é parte de uma visão maior: integrar tecnologia, conveniência e personalização em um modelo de negócios omnicanal, que coloca o consumidor no centro da experiência. A expectativa é que o modelo 100% digital ganhe tração nos próximos anos, especialmente em locais de alto fluxo, como quiosques, que oferecem uma experiência mais ágil e personalizada para os usuários, além de otimizar o atendimento e reduzir custos operacionais.

Polpanorte

A marca de açaí Polpanorte entrou no setor de franquias em 2024 e desenvolveu modelos de operação entre lojas e quiosques, pensados para atender perfis variados de localizações, como shoppings, parques e áreas com grande circulação de pessoas. Em seis meses, conta com 16 operações em seis Estados – e a previsão é crescer 150% ainda este ano, chegando a 40 lojas e quiosques abertos.

“Entrar para o segmento de franchising foi um passo bastante estudado. Testamos, avaliamos e validamos cada um dos formatos por meio de nossas unidades próprias e assim conseguimos aprimorar tanto a estrutura física dos quiosques e lojas quanto o modelo de negócio oferecido e o cardápio. Com isso, já iniciamos o processo de maneira sólida, o que permite uma expansão rápida, consistente e segura, tanto para a Polpanorte quanto para cada um dos empreendedores que se juntarem a nós”, comenta João Zeppone, CEO da companhia.

Raio-X – Polpanorte

Quiosque

  • Investimento: A partir R$ 150 mil
  • Área: 8 m²

Loja

  • Investimento: A partir R$ 230 mil
  • Área: 80 m²

Imagens: Divulgação

  • Categories: Destaque do dia, Foodservice, Franquias, Notícias
  • Tags: BorelliBrasilChiquinho SorvetesconsumidorconsumidoresconsumoempreendedorismoempresasestratégiaexpansãoexperiênciaFaturamentoFood ServicefoodservicefranquiasGiraffasHavannaindulgênciaindústriainvestimentolojalojasmarcasmercadomercado&consumonegóciosPolpanorteThe Best Açaí

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