Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home E-commerce

Nove entre dez brasileiros usam o carrinho virtual para decidir se vão ou não finalizar a compra

Entre os consumidores que utilizam o carrinho virtual, 74% o fazem para evitar compras impulsivas

  • de Redação
  • 1 mês atrás
Nove entre dez brasileiros usam o carrinho virtual para decidir se vão ou não finalizar a compra

O carrinho virtual está transformando a experiência dos consumidores no comércio eletrônico. Nove em cada dez brasileiros já incorporaram o hábito de usar a ferramenta para decidir se vão ou não finalizar uma compra. Os dados são de uma pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva, em parceria com a Amazon Brasil.

O estudo mostra que, entre os consumidores que utilizam o carrinho virtual, 74% o fazem para evitar compras impulsivas, enquanto 72% o enxergam como uma “lista de sonhos”. Os dados revelam que os consumidores buscam cada vez mais economia, planejamento e agilidade em suas compras digitais, integrando esses aspectos à diversão e à possibilidade de sonhar.

“A pesquisa reflete nosso compromisso de sempre atuar sob a perspectiva dos consumidores. Nosso foco é estarmos atualizados sobre as preferências, hábitos e expectativas dos brasileiros, para evoluir continuamente e oferecer as melhores experiências aos nossos clientes”, afirma Camila Nunes, diretora de Marketing da Amazon Brasil.

Três em cada quatro consumidores afirmaram passar entre 30 minutos e mais de uma hora nesse processo, hábito que 73% comparam à experiência de admirar vitrines em lojas físicas. Além disso, 61% disseram sentir prazer e se divertir ao adicionar produtos ao carrinho em sites e aplicativos de compras. A pesquisa indica que essa interação com o carrinho virtual tem se tornado um momento de lazer, com os brasileiros dedicando cada vez mais tempo à curadoria dos itens.

As compras digitais também ampliaram as categorias de interesse dos consumidores, e o carrinho virtual está presente em diferentes áreas, incluindo alimentos e bebidas. Entre os itens mais procurados estão:

  • roupas e calçados (88%)
  • eletroportáteis e eletrônicos (78%)
  • produtos de higiene e beleza (66%)
  • móveis e decoração (62%)
  • livros e papelaria (53%)
  • brinquedos e jogos (52%)
  • alimentos e bebidas (43%)

“A pesquisa reforça que estamos no caminho certo para oferecer uma experiência de compra cada vez mais completa – desde a busca pelo produto ideal, bons preços, frete grátis, entregas rápidas, métodos de pagamento facilitados, que reflete a diversidade de interesses dos consumidores”, conclui Camila.

Imagem: Envato

  • Categories: E-commerce, Notícias, Varejo
  • Tags: Brasilcarrinho virtualclienteClientescomérciocomportamentocomprasconsumidorconsumidoresconsumocrescimentodigitale-commerceecommerceEconomiaempresasestratégiaFaturamentoinovaçãolojalojasmercadomercado&consumonegóciosprodutosserviçosvarejistaVarejistasvarejovendas

Conteúdo Relacionado

Justiça coloca 'watchdogs' para conferir contas da Oi após ver indícios de 'impropriedades'

de Redação 21 de julho de 2025

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

de Redação 21 de julho de 2025

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

de Redação 21 de julho de 2025

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

de Redação 21 de julho de 2025

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

de Redação 21 de julho de 2025

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

de Redação 21 de julho de 2025

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

de Redação 21 de julho de 2025

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

de Redação 21 de julho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile