Nove entre dez brasileiros usam o carrinho virtual para decidir se vão ou não finalizar a compra

Entre os consumidores que utilizam o carrinho virtual, 74% o fazem para evitar compras impulsivas

O carrinho virtual está transformando a experiência dos consumidores no comércio eletrônico. Nove em cada dez brasileiros já incorporaram o hábito de usar a ferramenta para decidir se vão ou não finalizar uma compra. Os dados são de uma pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva, em parceria com a Amazon Brasil.

O estudo mostra que, entre os consumidores que utilizam o carrinho virtual, 74% o fazem para evitar compras impulsivas, enquanto 72% o enxergam como uma “lista de sonhos”. Os dados revelam que os consumidores buscam cada vez mais economia, planejamento e agilidade em suas compras digitais, integrando esses aspectos à diversão e à possibilidade de sonhar.

“A pesquisa reflete nosso compromisso de sempre atuar sob a perspectiva dos consumidores. Nosso foco é estarmos atualizados sobre as preferências, hábitos e expectativas dos brasileiros, para evoluir continuamente e oferecer as melhores experiências aos nossos clientes”, afirma Camila Nunes, diretora de Marketing da Amazon Brasil.

Três em cada quatro consumidores afirmaram passar entre 30 minutos e mais de uma hora nesse processo, hábito que 73% comparam à experiência de admirar vitrines em lojas físicas. Além disso, 61% disseram sentir prazer e se divertir ao adicionar produtos ao carrinho em sites e aplicativos de compras. A pesquisa indica que essa interação com o carrinho virtual tem se tornado um momento de lazer, com os brasileiros dedicando cada vez mais tempo à curadoria dos itens.

As compras digitais também ampliaram as categorias de interesse dos consumidores, e o carrinho virtual está presente em diferentes áreas, incluindo alimentos e bebidas. Entre os itens mais procurados estão:

  • roupas e calçados (88%)
  • eletroportáteis e eletrônicos (78%)
  • produtos de higiene e beleza (66%)
  • móveis e decoração (62%)
  • livros e papelaria (53%)
  • brinquedos e jogos (52%)
  • alimentos e bebidas (43%)

“A pesquisa reforça que estamos no caminho certo para oferecer uma experiência de compra cada vez mais completa – desde a busca pelo produto ideal, bons preços, frete grátis, entregas rápidas, métodos de pagamento facilitados, que reflete a diversidade de interesses dos consumidores”, conclui Camila.

Imagem: Envato

Redação

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