Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Gestão & Talentos

Magazine Luiza acelerou em 4 vezes o atendimento nas lojas com recursos digitais

  • de Redação
  • 8 anos atrás

Desde que a rede varejista Magazine Luiza definiu novo lema: “Ser uma empresa digital, com pontos físicos e calor humano”, as vendas on-line já representam 24% do faturamento da rede -que chegou a 11,4 bilhões de reais em 2016.

Mas a estratégia não se resume a ampliar as vendas pela internet. E sim a tornar as lojas mais digitais e, desse modo, aumentar a eficiência no atendimento ao cliente.

Um dos exemplos dessa transformação está na redução do tempo de atendimento nas lojas. O tempo médio da realização do pedido ao pagamento chegava a 40 minutos nas 800 lojas da rede em 16 estados. Para mudar essa situação, um aplicativo de vendas foi distribuído em smartphones aos 10.000 vendedores.

O projeto, criado pelo centro de inovação Luiza Labs e implementado no início de 2016, deu mobilidade ao vendedor, que não precisa mais se dirigir ao terminal de vendas para realizar a compra.

1. Testes:  foram oito meses de testes antes que o projeto ganhasse escala. Começou sendo testado nas cinco lojas mais próximas dos escritórios de São Paulo e de Franca, depois nas 20 lojas com melhor resultado gerencial, para identificar erros e buscar soluções. 

2. Suporte: como aumentou o número de dispositivos, foi adotado um sistema de atendimento remoto para agilizar a solução de problemas técnicos.

3. Virada Mobile: foram feitos eventos regionais com o presidente ou o vice-presidente da empresa, conforme a disponibilidade, e cinco funcionários que participaram do desenvolvimento do projeto, para apresentarem o novo posicionamento da empresa.

4. Segurança: os aparelhos são mantidos na loja e o acesso ao sistema em nuvem só é possível nas máquinas cadastradas, dessa forma, não é possível acessar dados do computador pessoal.

5. Ferramenta de trabalho: uma capa personalizada do Magazine Luiza foi adotada para que o cliente entenda o smartphone como ferramenta de trabalho e não pense que o vendedor está distraído com um aparelho de uso pessoal em vez de agilizar o atendimento.

Resultado: com tais iniciativas, o tempo de venda na loja caiu de 40 para 10 minutos, e o tempo de suporte ao vendedor diminuiu de uma média 30 para 5 minutos.

Fonte: Revista Exame

  • Categories: Gestão & Talentos, Inovação, Notícias

Conteúdo Relacionado

Justiça coloca 'watchdogs' para conferir contas da Oi após ver indícios de 'impropriedades'

de Redação 21 de julho de 2025

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

de Redação 21 de julho de 2025

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

de Redação 21 de julho de 2025

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

de Redação 21 de julho de 2025

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

de Redação 21 de julho de 2025

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

de Redação 21 de julho de 2025

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

de Redação 21 de julho de 2025

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

de Redação 21 de julho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile