Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Inovação

Nestlé lança plataforma de treinamento com realidade virtual e inteligência artificial

Iniciativa integra ambiente digital ao processo de capacitação de colaboradores das fábricas

  • de Redação
  • 2 meses atrás
Nestlé é multada em R$ 13 milhões pelo Procon-SP por propaganda enganosa

A Nestlé lançou sua primeira plataforma de treinamento voltada aos colaboradores das unidades fabris da companhia. Chamada de NesVerso, a ferramenta combina realidade virtual, inteligência artificial e recursos de gamificação para simular o ambiente de fábrica e adaptar os desafios propostos ao desempenho individual dos usuários.

Desenvolvido ao longo de seis meses em parceria com a empresa Solversys, o NesVerso foi criado a partir de sugestões dos próprios times das fábricas. A plataforma oferece uma experiência de aprendizagem interativa, com conteúdos teóricos e práticos, videoaulas, quizzes e minijogos, que podem ser realizados de forma individual ou em grupo. O novo modelo complementa os treinamentos tradicionais em sala de aula.

A inteligência artificial integrada à ferramenta permite personalização da jornada de aprendizagem. Quando um colaborador não avança de fase, a plataforma analisa seu desempenho, identifica as competências a serem desenvolvidas e gera novos desafios. O NesVerso também conta com NPCs (personagens não jogáveis), chatbots para dúvidas, tradução de conteúdos para Libras e a possibilidade de criar avatares personalizados. Os pontos acumulados ao longo das atividades podem ser compartilhados entre grupos.

Segundo Marco Guimarães, vice-presidente da área técnica da Nestlé Brasil, a plataforma reforça o processo de transformação digital da companhia. “Atualmente, mais de 400 linhas de produção no Brasil contam com algum nível de conectividade, possibilitando o monitoramento em tempo real de diversos parâmetros para identificar rapidamente qualquer anomalia. O Nesverso surge como uma extensão dessa Transformação Digital, sendo uma plataforma de construção de competências que capacita nossos colaboradores de forma lúdica e eficaz por meio da gamificação do aprendizado baseado na realidade das fábricas”.

O primeiro módulo disponível na plataforma aborda o tema de Manutenção Autônoma. Outros temas, como Segurança e Qualidade, serão incluídos progressivamente. O NesVerso pode ser acessado por meio de tablets, smartphones, smart TVs, óculos de realidade virtual e desktops localizados nas fábricas, com logins individuais via e-mail corporativo.

O lançamento oficial da plataforma foi realizado na fábrica da Nestlé em Caçapava (SP), escolhida por ser considerada a lighthouse da empresa no país. As próximas unidades a receberem o NesVerso serão as de Araras e São José do Rio Pardo. A previsão é de que todas as fábricas da companhia no Brasil estejam utilizando a ferramenta até 2026.

Imagem: Shutterstock

  • Categories: Destaque do dia, Gestão, Inovação, Notícias
  • Tags: BrasilcrescimentodigitalestratégiagestãoIAinovaçãoinvestimentomarcasnegóciosNestléonlineserviçostecnologia

Conteúdo Relacionado

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

de Redação 9 de junho de 2025

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

de Redação 9 de junho de 2025

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

de Redação 9 de junho de 2025

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

de Redação 9 de junho de 2025

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

de Redação 9 de junho de 2025

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

de Redação 9 de junho de 2025

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

de Redação 9 de junho de 2025

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

de Marcos Gouvêa de Souza 9 de junho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile