Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Inovação

Nestlé lança plataforma de treinamento com realidade virtual e inteligência artificial

Iniciativa integra ambiente digital ao processo de capacitação de colaboradores das fábricas

  • de Redação
  • 3 meses atrás
Nestlé é multada em R$ 13 milhões pelo Procon-SP por propaganda enganosa

A Nestlé lançou sua primeira plataforma de treinamento voltada aos colaboradores das unidades fabris da companhia. Chamada de NesVerso, a ferramenta combina realidade virtual, inteligência artificial e recursos de gamificação para simular o ambiente de fábrica e adaptar os desafios propostos ao desempenho individual dos usuários.

Desenvolvido ao longo de seis meses em parceria com a empresa Solversys, o NesVerso foi criado a partir de sugestões dos próprios times das fábricas. A plataforma oferece uma experiência de aprendizagem interativa, com conteúdos teóricos e práticos, videoaulas, quizzes e minijogos, que podem ser realizados de forma individual ou em grupo. O novo modelo complementa os treinamentos tradicionais em sala de aula.

A inteligência artificial integrada à ferramenta permite personalização da jornada de aprendizagem. Quando um colaborador não avança de fase, a plataforma analisa seu desempenho, identifica as competências a serem desenvolvidas e gera novos desafios. O NesVerso também conta com NPCs (personagens não jogáveis), chatbots para dúvidas, tradução de conteúdos para Libras e a possibilidade de criar avatares personalizados. Os pontos acumulados ao longo das atividades podem ser compartilhados entre grupos.

Segundo Marco Guimarães, vice-presidente da área técnica da Nestlé Brasil, a plataforma reforça o processo de transformação digital da companhia. “Atualmente, mais de 400 linhas de produção no Brasil contam com algum nível de conectividade, possibilitando o monitoramento em tempo real de diversos parâmetros para identificar rapidamente qualquer anomalia. O Nesverso surge como uma extensão dessa Transformação Digital, sendo uma plataforma de construção de competências que capacita nossos colaboradores de forma lúdica e eficaz por meio da gamificação do aprendizado baseado na realidade das fábricas”.

O primeiro módulo disponível na plataforma aborda o tema de Manutenção Autônoma. Outros temas, como Segurança e Qualidade, serão incluídos progressivamente. O NesVerso pode ser acessado por meio de tablets, smartphones, smart TVs, óculos de realidade virtual e desktops localizados nas fábricas, com logins individuais via e-mail corporativo.

O lançamento oficial da plataforma foi realizado na fábrica da Nestlé em Caçapava (SP), escolhida por ser considerada a lighthouse da empresa no país. As próximas unidades a receberem o NesVerso serão as de Araras e São José do Rio Pardo. A previsão é de que todas as fábricas da companhia no Brasil estejam utilizando a ferramenta até 2026.

Imagem: Shutterstock

  • Categories: Destaque do dia, Gestão, Inovação, Notícias
  • Tags: BrasilcrescimentodigitalestratégiagestãoIAinovaçãoinvestimentomarcasnegóciosNestléonlineserviçostecnologia

Conteúdo Relacionado

Justiça coloca 'watchdogs' para conferir contas da Oi após ver indícios de 'impropriedades'

de Redação 21 de julho de 2025

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

de Redação 21 de julho de 2025

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

de Redação 21 de julho de 2025

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

de Redação 21 de julho de 2025

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

de Redação 21 de julho de 2025

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

de Redação 21 de julho de 2025

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

de Redação 21 de julho de 2025

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

de Redação 21 de julho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile