Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Notícias

Americanas mira IPO nos EUA

Acordo com a B2W para criar a Americanas S/A é primeira etapa para entrar no mercado acionário americano

Redação de Redação
30 de abril de 2021
no Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
Ex-CEO da Americanas apresenta atestado e evita CPI

O processo de união da Lojas Americanas e da B2W criará uma nova empresa: Americanas S/A, em um processo que deve consumir cerca de 40 dias e custar R$ 98,1 milhões. Depois da conclusão dessa tarefa, a ideia da companhia é abrir o capital em um dos principais pregões de Nova York, o “clássico” Nyse ou o Nasdaq – este último voltado para negócios de tecnologia. “A listagem no exterior deve se concretizar em menos de um ano”, afirmou ontem o diretor de relações com investidores da Americanas, Fabien Picavet.

Uma das ações que a Lojas Americanas quer acelerar com a combinação de negócios com a B2W é o processo de fusões e aquisições. “Já temos acelerado M&A. Procuramos quem faça sentido no longo prazo”, disse o presidente do Universo Americanas, Miguel Gutierrez.

A intenção de crescer e abrir capital fora do País não acarretará em a companhia abrir mão de dois requisitos básicos: manter o grupo controlador e firmar a estratégia de diversificação da atividade, que tem caminhado especialmente na direção dos serviços financeiros.

“A gente acredita que pode ir além do varejo. A empresa possui ativos que são únicos e por meio deles a gente consegue de fato entrar em diferentes ramos de negócio. Estamos entrando em outros segmentos e vamos aumentar exponencialmente o nosso mercado. O objetivo final é elevar a história da Americanas a um patamar global”, disse Fábio Abrate, diretor financeiro e de Relações com Investidores da B2W Digital.

Já listada no Novo Mercado, segmento de maiores exigências corporativas da Bolsa paulista, a B2W é uma companhia digital voltada ao e-commerce e ao marketplace que agrega as marcas Americanas.com, Submarino, Shoptime e Sou Barato. Com o acordo entre os acionistas, vai incorporar também os ativos operacionais da Lojas Americanas, sua controladora, que tem ações negociadas no Nível 1 da B3.

Como o CNPJ da B2W será preservado, basta o aval das assembleias-gerais extraordinárias (AGEs) das duas empresas para a Americanas S/A passar a ter seus papéis negociados na B3. Essas reuniões foram convocadas para o dia 16 de junho.

Reação do mercado

Quando foi anunciado o estudo para combinação dos negócios físico e online, em fevereiro, a valorização dos papéis da Americanas foi forte e imediata. A reação positiva do mercado ainda não colocava na conta o fato de a B2W atuar como incorporadora de todos os ativos operacionais, mas o grupo ainda não havia anunciado a intenção de lançar ações nos EUA. Agora, Abrate diz esperar uma nova onda favorável no mercado.

Ontem, os papéis da B2W – que prevalecerá após a fusão – tiveram salto de 7,69% na B3, fechando o dia a R$ 68,33. Já a Lojas Americanas teve queda de 5,17%, para R$ 21,46. Para a analista da MyCap, Juliana Monteiro, a combinação é positiva por trazer redução de custos e simplificação para o investidor, que passará a ter de acompanhar um único papel.

Porte

Em faturamento, as Lojas Americanas integram o grupo das dez maiores varejistas do País, de acordo com ranking do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo, mas atrás de seus principais concorrentes: a Via (ex-Via Varejo) e o Magazine Luiza. “Estamos criando um negócio que já nasce com escala impressionante: R$ 40 bilhões em vendas e uma combinação importante de escala com rentabilidade, com Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) na casa de R$ 3,3 bilhões”, diz Abrate, referindo-se ao balanço de 2020.

Com informações de Estadão Conteúdo

Imagem: Divulgação

Postagem anterior

Bancos vão ampliar margem de consignado

Próxima Postagem

Com bandeira vermelha 1, conta de luz ficará mais cara em maio

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
Com alta da energia, mercado já projeta inflação de até 6,7% no ano

Com bandeira vermelha 1, conta de luz ficará mais cara em maio

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.