Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Foodservice

Receita da italiana illycaffè aumenta 13,6% em 2022, maior taxa de crescimento em 10 anos

Crescimento foi liderado por todos os mercados e canais de distribuição em que o grupo está presente

  • de Redação
  • 2 anos atrás
Receita da italiana illycaffè aumenta 13,6% em 2022, maior taxa de crescimento em 10 anos

A tradicional torrefadora italiana illycaffè registrou receita consolidada de 567,7 milhões de euros (cerca de US$ 618 milhões) em 2022, um aumento recorde de 13,6% em comparação com 2021, a maior taxa de crescimento em dez anos, apesar do contexto macroeconômico incerto e complexo.

Com a inflação crescente, 2022 também apresentou aumentos nos custos das matérias-primas, informa a companhia em comunicado. O resultado líquido do grupo foi de 14,2 milhões de euros (US$ 15,25 milhões), um aumento de 18,9% em relação a 2021, excedendo as expectativas.

Conforme a empresa, o crescimento alcançado em 2022 foi liderado por todos os mercados e canais de distribuição em que o Grupo está presente. O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) totalizou 71,4 milhões de euros, um aumento de 15,8% em relação ao ano financeiro anterior.

“Com o crescimento e o aumento da eficiência operacional do Grupo – de acordo com a sua estratégia de sustentabilidade e crescimento rentável – tornou-se possível compensar a extraordinária pressão sobre as margens ditadas pela inflação. As margens situaram-se em 12,6% das receitas, um aumento de 30 pontos de base (0,3%) em comparação com 2021”, explicou a illycaffè.

O Ebitda ajustado situou-se em 78,2 milhões de euros, um aumento de 10,6% em comparação com o ano anterior. A posição financeira líquida atingiu 154,3 milhões de euros, um aumento de 25,0% em comparação com o exercício anterior, devido principalmente ao aumento geral dos custos de produção, em particular o preço do café verde, e ao plano de investimento lançado em 2022.

A CEO da illycaffè, Cristina Scocchia, comentou: “Estamos satisfeitos por termos alcançado os melhores resultados dos últimos dez anos, apesar do contexto macroeconômico desafiante. 2022 representou um marco importante para a realização dos nossos objetivos estratégicos: este ano, todos os mercados e todos os canais de distribuição contribuíram para o nosso crescimento, tanto em termos de receitas como do Ebitda”.

Quanto às tendências nos principais mercados, na Itália as receitas cresceram 9,9% em comparação com 2021, graças ao crescimento em todos os canais de distribuição. Em particular, o canal Ho.Re.Ca (hotéis, restaurantes e catering) viu um crescimento de dois dígitos em relação a 2021 (alta das receitas de 30,9%) graças a uma forte aceleração na aquisição de novos clientes no segmento premium do mercado.

Nos Estados Unidos, um mercado prioritário no plano estratégico, as receitas cresceram 27,4% em relação a 2021, graças a um desempenho positivo em todos os principais canais de distribuição e um dólar mais forte, levando a uma taxa de câmbio favorável. Os outros mercados em que o grupo tem presença também registraram um forte crescimento em relação a 2021. Em particular, as receitas da China cresceram 15% em comparação com 2021, lideradas pelas vendas online.

No canal varejo, as receitas aumentaram 42,8% em comparação com 2021, apoiando a notoriedade da marca e impulsionando a experiência do cliente. Desde 31 de Dezembro de 2022, a rede varejista da illycaffè compreende 190 pontos de venda em 34 países. Relativamente aos canais Home, o canal de Distribuição Moderna registrou um aumento de 4,8% nas receitas em comparação com 2021, graças ao aumento da distribuição, especialmente nos Estados Unidos. No canal Online, as receitas cresceram 3,2% em comparação com 2021, graças à consolidação de parcerias com e-Tailers.

A illicaffé destacou, ainda, que o desenvolvimento previsto será apoiado por um importante plano de investimentos no valor de 270 milhões de euros, dos quais 120 milhões de euros serão destinados a uma grande expansão em produção e logística a ser concentrada em Trieste, polo estratégico de produção do Grupo, e com foco nas fases críticas do processo produtivo.

Com informações de Estadão Conteúdo.
Imagem: Divulgação

  • Categories: Foodservice, Marcas, Notícias, Varejo
  • Tags: BrasilcafécafeteriacrescimentoEconomiaempresasestratégiafoodserviceillycaffèmarcasmercadomercado&consumonegóciosrestauranterestaurantesresultadovarejistaVarejistasvarejo

Conteúdo Relacionado

Justiça coloca 'watchdogs' para conferir contas da Oi após ver indícios de 'impropriedades'

de Redação 21 de julho de 2025

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

de Redação 21 de julho de 2025

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

de Redação 21 de julho de 2025

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

de Redação 21 de julho de 2025

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

de Redação 21 de julho de 2025

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

de Redação 21 de julho de 2025

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

de Redação 21 de julho de 2025

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

de Redação 21 de julho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile