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Varejistas que apostam em comércio unificado veem receita crescer seis vezes mais

Pesquisa analisou a realidade de 124 varejistas, de 11 segmentos diferentes, sobre o tema

  • de Redação
  • 2 anos atrás
Varejistas que apostam em comércio unificado veem receita crescer seis vezes mais

As empresas do varejo que apostam no comércio unificado conseguem registrar um crescimento de receita até seis vezes maior do que as demais. Essa é uma das conclusões da pesquisa “Unified Commerce Benchmark”, lançada pela Manhattan em parceria com o Google Cloud e a Zebra Technologies. O estudo foi realizado pela Incisiv e avaliou 124 varejistas em 11 segmentos na implementação de 286 atributos-chave do comércio unificado.

“Os compradores não veem os canais da mesma forma que os varejistas. O comércio unificado só consegue fornecer a experiência de compra altamente personalizada esperada pelos consumidores de hoje se houver verdadeira visibilidade da disponibilidade de estoque e flexibilidade durante e após a venda”, analisa o presidente e CEO da Manhattan, Eddie Capel. “Adotar um modelo de comércio unificado pode gerar forte crescimento nos negócios, alta oportunidade de receita, vantagem competitiva e maior fidelidade do cliente.”

A pesquisa revela os atributos comuns de varejistas de sucesso e as oportunidades para outros empreendedores do setor melhorarem os resultados e modernizarem as operações. Dos 124 varejistas avaliados, 15 se destacaram como líderes. São as marcas Sephora, MAC Cosmetics, Levi’s, Macy’s, Academy Sports + Outdoors, American Eagle Outfitters, Belk Inc., Crate & Barrel, Neiman Marcus, Nordstrom, Pandora, REI Co-op, Saks Fifth Avenue, UGG e Zales.

“O comércio unificado é o novo campo de batalha para os varejistas se diferenciarem. Nosso estudo mostra que os líderes que adotaram o comércio unificado oferecem experiências de cliente altamente diferenciadas e perfeitas em todos os canais, aproveitando a tecnologia e os dados para impulsionar o crescimento da receita. Os insights deste estudo não apenas ajudarão os varejistas a se manterem atualizados, mas também os ajudarão a se destacar”, afirma Giri Agarwal, diretor de estratégia da Incisiv.

O que é comércio unificado?

As soluções de comércio unificado combinam os sistemas front-end e back-end do varejista para estabelecer uma visão única do negócio. O objetivo é oferecer uma melhor base para a tomada de decisões e aprimorar as experiências do cliente, além de permitir que as marcas identifiquem e respondam às tendências rapidamente.

A pesquisa mostra, no entanto, que consolidar sistemas e criar uma solução de comércio unificado coesa ainda pode ser bastante desafiador para o varejo. Entre os principais desafios, está a personalização. Apenas 38% dos varejistas estudados fornecem aos colaboradores de suas lojas acesso ao histórico de compras do cliente e listas de desejos em todos os canais. Apenas 20% dos varejistas forneceram recomendações e ofertas personalizadas de produtos. Como categoria, as marcas verticais nativas digitais (DNVBs) superaram os varejistas em geral, com 42% delas oferecendo recursos avançados de personalização – 16 pontos à frente do grupo geral pesquisado.

Outro desafio do comércio unificado é ter a visibilidade do estoque em tempo real. Apenas 29% dos varejistas estudados fornecem estatísticas de estoque em tempo real em suas páginas de detalhes do produto. Conveniência e flexibilidade estão também entre os desafios citados. Apenas 15% dos varejistas estudados forneceram a opção de alterar o método de atendimento após a confirmação do pedido. Em média, apenas 27% dos varejistas fornecem a possibilidade de devolver as compras na loja online.

“Este novo estudo destaca o papel importante que a visibilidade do estoque em tempo real, a capacitação do colaborador da linha de frente e a flexibilidade de atendimento desempenham na condução do comércio unificado, e temos as soluções certas para oferecer esses benefícios”, analisa Bill Burns, diretor-executivo da Zebra Technologies.

Carrie Tharp, vice-presidente de Retail e Consumer do Google Cloud, complementa: “Para cumprir a promessa do comércio unificado, os varejistas devem conectar experiências digitais e pessoais e todos os dados e sistemas que as permitem.”

Imagem: Shutterstock

  • Categories: Destaque do dia, E-commerce, Notícias, Varejo
  • Tags: canais de vendacomérciocomércio unificadodigitale-commerceecommerceempresasestratégiaestudoexperiênciaGoogle CloudIncisivinovaçãoinvestimentolojalojasManhattanmarcasmercadonegóciospesquisareceitatecnologiaUnified CommerceUnified Commerce BenchmarkVarejistasvarejoZebra Technologies

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