Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Economia

Cartão de crédito é meio de pagamento preferido no setor de franquias

40% dos consumidores preferem usar o cartão de crédito, 34% optam pelo cartão de débito e 15% pagam em dinheiro

Redação de Redação
30 de janeiro de 2024
no Economia, Meios de pagamento
Tempo de leitura: 3 minutos
Europa e EUA são os locais preferidos dos brasileiros para compras com cartão
[the_ad id="169690"]

O cartão de crédito é o meio preferido do brasileiro para fazer compras no varejo. De acordo com o estudo feito pela plataforma F360, esse meio de pagamento corresponde a 40% das transações realizadas até outubro de 2023 de sua base de clientes, a qual conta com 12 mil pontos de vendas e por onde passam cerca de 12% das movimentações do franchising brasileiro.

[the_ad id="138406"]

Nesse recorte, entram as compras feitas na modalidade crédito à vista, representando 32% do total de transações, crédito parcelado, em 7% das opções e crédito parcelado em mais de seis vezes, escolha feita por apenas 1% dos consumidores.

Na sequência, o pagamento por cartão de débito aparece na preferência do consumidor, com 34% do total de transações no mesmo período. Depois, surgem o dinheiro, com 15%, e o Pix, com 6%.

Hynde Fonseca Neto, COO da F360, explica que essa parcela de 6% atribuída ao Pix não é pequena. “Essa modalidade ganhou força após a pandemia, principalmente para a transferência de dinheiro entre pessoas”, comenta. “Para compras no varejo ainda há muita fricção. É preciso entrar no app do banco, escanear o QR Code ou digitar o CNPJ do vendedor. Bem mais complicado do que o cartão de crédito ou débito físico ou mesmo instalado na carteira digital, que permite fazer o pagamento por aproximação.”

Oportunidades

Compreender o comportamento do consumidor ao fazer suas compras colabora para que franqueados e varejistas possam utilizar melhores estratégias de vendas. Como existem muitos meios de quitar um compromisso, é fundamental disponibilizar alternativas que garantam comodidade e segurança na compra de um produto ou serviço.

Em cidades do interior, por exemplo, ainda é comum a venda por carnês. Já no e-commerce, atualmente, as opções mais tradicionais são o cartão de crédito e débito, os boletos e o Pix à vista ou parcelado.

Para saber quais são as formas ideais para cada negócio, é necessário conhecer as vantagens e desvantagens deles e, na sequência, fazer a escolha das opções a serem disponibilizadas para os clientes. Também é importante entender as necessidades dos consumidores, pois o comportamento deles interfere na adição ou exclusão de um meio de pagamento.

A tendência de oferecer uma ampla gama de modalidades de pagamento, incluindo vouchers, cartões de benefícios e transações digitais por meio de aplicativos, é cada vez mais forte. “Há alguns anos já é comum aos bancos usarem a biometria do cliente para confirmar transações financeiras. O varejo também começa a se apropriar cada vez mais dessa prática, e as possibilidades são ilimitadas. Cabe ao varejista estar aberto a oferecer as opções mais convenientes ao cliente sem perder de vista a gestão financeira”, orienta Fonseca Neto.

Com o aumento diário no volume de transações e em diversas modalidades de recebimento, o lojista precisa gerir suas contas a receber de forma eficiente, mitigando perdas financeiras e reduzindo o prazo médio, de forma a melhorar sua lucratividade.

Segundo o COO da F360, a partir da automatização da gestão financeira, o lojista tem vários benefícios. “Ganha tempo e assertividade, mas também tem a possibilidade de recuperar valores de cobrança indevidas, graças à conciliação de cartões automática, processo que é bem mais difícil de ser feito manualmente, devido ao volume de transações com cartões que um estabelecimento recebe por dia”, diz.

O “recuperômetro” da F360, índice que registra os valores recuperados pelos clientes em razão de cobranças inconsistentes, contabiliza um ressarcimento de R$ 100 milhões, até o momento.

Com informações de Mercado&Tech
Imagem: Shutterstock

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

Hotmart investe em inteligência artificial com aquisição de startup do setor

Próxima Postagem

Copom faz primeira reunião do ano para definir taxa básica de juros

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Economia

Incêndio atingiu galpão logístico de pós-venda da Positivo em Barueri (SP); não houve vítimas

21 de julho de 2025
Logística

Nordeste e Sul-Sudeste lideram movimentação de pacotes no Brasil

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Copom faz primeira reunião do ano para definir taxa básica de juros

Copom faz primeira reunião do ano para definir taxa básica de juros

[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.