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Dalben Supermercados aposta em inteligência artificial em projeto com a Ambev

O projeto utilizou insights trazidos pela WGSN, consultoria estratégia de comportamento do consumidor, apresentados na NRF 2023

  • de Redação
  • 2 anos atrás
Dalben Supermercados

A rede Dalben Supermercados realizou, em parceria com a Ambev, um projeto de comunicação visual usando inteligência artificial. A companhia montou um painel com mais de 40 metros de extensão visando se conectar com o consumidor e também a visibilidade de marca entre as duas empresas. O local escolhido para esse projeto foi a unidade matriz, localizada em Taquaral, na cidade de Campinas, interior de São Paulo.

O projeto utilizou insights trazidos pela WGSN, consultoria estratégia de comportamento do consumidor, apresentados na NRF 2023, principal evento de varejo no mundo. Na palestra de Andrea Bel, VP de Consumer na WGSN, ela abortou tendência para 2025, inclusive a de Criatividade Sintética. Este conceito foi base para a estratégia e iniciativa da Dalben Supermercados, e consiste na criação orientada aos ambientes digitais incorporando metaverso, IA e criptoverso.

Segundo Fernanda Dalben, diretora de marketing da Dalben Supermercados, o primeiro passo do processo foi refletir sobre a marca e seus clientes. Ela ainda explicou que diante de um público diverso como o dos supermercados, foi necessário filtrar os principais arquétipos relacionados ao consumidor da marca.

Para o mural, foram escolhidas algumas bebidas da Ambev para enriquecer o universo visual. A escolha foi baseada no sortimento presente na loja e nas marcas que tenham valores semelhantes aos consumidores do supermercado. Entre as selecionadas estão: Pepsi Black, Beats Caipirinha, Spaten e Mike’s.

Processo de Criação

Após a definição da linha sensorial, a criação partiu para a frente artística e técnica. No processo ainda são utilizadas ferramentas de mapeamento de área IA orientam a criação de um mapa de calor com os principais pontos de visualização. Esses pontos são considerados fundamentais tanto para visão dos clientes no estacionamento, como também para quem trafega no campo de visão do painel.

Na parte seguinte, a criatividade e o design entraram em ação, posicionando estrategicamente os elementos de acordo com seu tempo de atenção. O objetivo era manter o sentido da mensagem em qualquer hora do dia. O painel já está montado e pode ser visto ao vivo, pelos próximos meses, pelos clientes e visitantes que passarem na região da loja.

Imagem: Divulgação

  • Categories: Destaque do dia, Notícias, Supermercados, Tecnologia, Varejo
  • Tags: alimentaçãoBrasilcomérciocomprasconsumidorconsumidoresconsumocrescimentodigitalEconomiaempresasestratégiaexpansãoexperiênciafoodservicemercadomercado&consumonegóciosprodutossupermercadostecnologia

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