Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Destaque do dia

Pão de Açúcar instala assistente virtual de vinhos em unidade da Ricardo Jafet, em SP

Não é preciso digitar nem baixar aplicativos. Basta pressionar levemente a tela e dizer à assistente o que busca.

  • de Isis Brum
  • 2 anos atrás
Pão de Açúcar instala assistente virtual de vinhos em unidade da Ricardo Jafet, em SP

“Muito prazer. Eu sou a Paola, consultora de vinhos no Pão de Açúcar e vou te ajudar a escolher o vinho perfeito para hoje”. É dessa forma que a assistente virtual começa a interagir com os clientes da loja da Ricardo Jafet, na Saúde, zona sul da capital paulista, na primeira unidade do Grupo Pão de Açúcar (GPA) a receber o totem produzido em parceria com a Capgemini, empresa global de tecnologia para o desenvolvimento de negócios em diversos setores.

Batizada de Paola, a sommelier do GPA é uma inteligência artificial (IA) generativa desenvolvida para cruzar os dados dos vinhos disponíveis nas prateleiras da loja com variáveis como gênero, preço, país, tipo de uva e harmonização. Não é preciso digitar nem baixar aplicativos. Basta pressionar levemente a tela e dizer à assistente o que busca. Instantaneamente, Paola irá cruzar as informações de seu banco de dados e oferecer o melhor resultado em linguagem natural.

A reportagem da MERCADO&CONSUMO foi até a unidade e consultou a especialista. Pedimos uma sugestão de um vinho para presentear uma mulher no valor de até R$ 150 (confira no vídeo abaixo). A assistente sugeriu um rótulo, descreveu as informações técnicas e explicou quais pratos poderiam ser acompanhados pela bebida. Ao final do atendimento, Paola informou que havia apenas 4 unidades disponíveis na loja. Isto significa que o inventário de vinhos é atualizado em tempo real.

Comunicação fluida

A interação é feita de modo fluido, sem interrupções ou necessidade de buscar um menu. Se o consumidor não gostar da sugestão, basta reiniciar a pesquisa ou inserir novas informações no diálogo com a assistente virtual.

O equipamento amplia a possibilidade de compra de vinhos tanto para consumo pessoal quanto para presentear. Pessoas que têm pouco conhecimento desse segmento podem contar com ajuda especializada, em tempo real, no momento de decidir a compra.

Procurada pela M&C nos dias 21 e 27 de dezembro, a assessoria de imprensa do GPA informou que não tinha dados para serem compartilhados e que o projeto está passando por ajustes.

Confira abaixo como a assistente virtual de vinhos do GPA funciona:

Com informações de Mercado&Tech
Imagem e vídeo: Isis Brum

  • Categories: Destaque do dia, Inovação, Notícias
  • Tags: AIBrasilclienteClientescomérciocomportamentocomprasconsumidorconsumidoresconsumodigitalestratégiaIAinovaçãoInteligência ArtificialM&Cmercadomercado&consumomercadoeconsumotecnologiavendas

Conteúdo Relacionado

Justiça coloca 'watchdogs' para conferir contas da Oi após ver indícios de 'impropriedades'

de Redação 21 de julho de 2025

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

de Redação 21 de julho de 2025

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

de Redação 21 de julho de 2025

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

de Redação 21 de julho de 2025

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

de Redação 21 de julho de 2025

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

de Redação 21 de julho de 2025

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

de Redação 21 de julho de 2025

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

de Redação 21 de julho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile