Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Destaque do dia

Pão de Açúcar instala assistente virtual de vinhos em unidade da Ricardo Jafet, em SP

Não é preciso digitar nem baixar aplicativos. Basta pressionar levemente a tela e dizer à assistente o que busca.

  • de Isis Brum
  • 1 ano atrás
Pão de Açúcar instala assistente virtual de vinhos em unidade da Ricardo Jafet, em SP

“Muito prazer. Eu sou a Paola, consultora de vinhos no Pão de Açúcar e vou te ajudar a escolher o vinho perfeito para hoje”. É dessa forma que a assistente virtual começa a interagir com os clientes da loja da Ricardo Jafet, na Saúde, zona sul da capital paulista, na primeira unidade do Grupo Pão de Açúcar (GPA) a receber o totem produzido em parceria com a Capgemini, empresa global de tecnologia para o desenvolvimento de negócios em diversos setores.

Batizada de Paola, a sommelier do GPA é uma inteligência artificial (IA) generativa desenvolvida para cruzar os dados dos vinhos disponíveis nas prateleiras da loja com variáveis como gênero, preço, país, tipo de uva e harmonização. Não é preciso digitar nem baixar aplicativos. Basta pressionar levemente a tela e dizer à assistente o que busca. Instantaneamente, Paola irá cruzar as informações de seu banco de dados e oferecer o melhor resultado em linguagem natural.

A reportagem da MERCADO&CONSUMO foi até a unidade e consultou a especialista. Pedimos uma sugestão de um vinho para presentear uma mulher no valor de até R$ 150 (confira no vídeo abaixo). A assistente sugeriu um rótulo, descreveu as informações técnicas e explicou quais pratos poderiam ser acompanhados pela bebida. Ao final do atendimento, Paola informou que havia apenas 4 unidades disponíveis na loja. Isto significa que o inventário de vinhos é atualizado em tempo real.

Comunicação fluida

A interação é feita de modo fluido, sem interrupções ou necessidade de buscar um menu. Se o consumidor não gostar da sugestão, basta reiniciar a pesquisa ou inserir novas informações no diálogo com a assistente virtual.

O equipamento amplia a possibilidade de compra de vinhos tanto para consumo pessoal quanto para presentear. Pessoas que têm pouco conhecimento desse segmento podem contar com ajuda especializada, em tempo real, no momento de decidir a compra.

Procurada pela M&C nos dias 21 e 27 de dezembro, a assessoria de imprensa do GPA informou que não tinha dados para serem compartilhados e que o projeto está passando por ajustes.

Confira abaixo como a assistente virtual de vinhos do GPA funciona:

Com informações de Mercado&Tech
Imagem e vídeo: Isis Brum

  • Categories: Destaque do dia, Inovação, Notícias
  • Tags: AIBrasilclienteClientescomérciocomportamentocomprasconsumidorconsumidoresconsumodigitalestratégiaIAinovaçãoInteligência ArtificialM&Cmercadomercado&consumomercadoeconsumotecnologiavendas

Conteúdo Relacionado

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

de Redação 9 de junho de 2025

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

de Redação 9 de junho de 2025

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

de Redação 9 de junho de 2025

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

de Redação 9 de junho de 2025

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

de Redação 9 de junho de 2025

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

de Redação 9 de junho de 2025

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

de Redação 9 de junho de 2025

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

de Marcos Gouvêa de Souza 9 de junho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile