O crescente uso de medicamentos injetáveis para emagrecimento, como Ozempic e Mounjaro, está transformando o comportamento dos consumidores na América Latina, levando à adoção de dietas mais leves, mas também à redução na realização de check-ups de rotina e de exercícios físicos, de acordo com o relatório “The Health Effect – How Health Choices Are Shaping Consumer Behavior”, produzido pela Worldpanel by Numerator.
Segundo o estudo, esses medicamentos já são conhecidos por 26% dos lares da região, e 11% afirmam utilizar ou considerar o uso desses tratamentos. O Equador é o país com o maior interesse, com atenção ao tema 45% acima da média regional. México e América Central também registram índices elevados, com 27% e 9% a mais, respectivamente.
Após iniciarem ou considerarem o uso de produtos, como Ozempic e Mounjaro, os consumidores latino-americanos relatam ter reduzido o consumo de bebidas açucaradas (59%), alimentos gordurosos (55%) e alimentos com açúcar (51%).
A proporção de pessoas que limita o tempo de tela caiu de 44% em 2024 para 38% em 2025, enquanto a realização de check-ups de rotina recuou de 52% para 45%. Em contraste, aqueles que mantêm uma rotina de exercícios físicos demonstram maior disciplina em cuidados preventivos: 67% continuam realizando exames periódicos e 47% conseguem reduzir o tempo em frente às telas.
O estudo da Worldpanel by Numerator foi elaborado com base em mais de 15 mil entrevistas realizadas em nove mercados da América Latina.
Imagem: Envato