Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Destaque do dia

Faturamento do setor industrial registra 62% das vendas via cartão de crédito

  • de Redação
  • 5 anos atrás
Europa e EUA são os locais preferidos dos brasileiros para compras com cartão

A fintech BizCapital analisou mais de 1,5 milhões de transações de seus clientes e conseguiu observar o faturamento nos diferentes tipos de empreendimentos e regiões brasileiras, por meio das maquininhas de cartão. Segundo o levantamento, o setor industrial faturou 62% por meio do cartão de crédito, considerando o terceiro trimestre de 2020. O mesmo não acontece para empreendimentos do comércio e serviços, em que as vendas acontecem na maior parte pelo débito, 67% e 53%, respectivamente.

“Nesse período de retomada, faz bastante sentido que as indústrias faturem mais pelo crédito. Isso porque neste tipo de negócio, o valor médio de cada venda é maior, ou seja, os produtos e serviços fornecidos têm custos mais elevados, facilitando o uso do crédito”, explica Francisco Ferreira, CEO da BizCapital.

No entanto, a pesquisa mostra que os brasileiros também consomem muito pelo débito. Mesmo antes da pandemia, a força das vendas à vista era nítida. Segundo o levantamento, de outubro a dezembro de 2019, o setor de comércio faturou 69% pelas vendas à vista, enquanto que o segmento de serviços, 56%. “As empresas que aceitam pagamento por maquininha tendem a ter um volume maior de transações por débito. Isso pode refletir o hábito do brasileiro de pagar à vista. Uma vez que o dinheiro já está na mão, muitos procuram usar de imediato, ao invés de guardar para comprar depois”, analisa o executivo.

Análise por região

A pesquisa também mostra qual é o comportamento de consumo nas pequenas empresas por todas as regiões do Brasil. Antes e durante a pandemia, o nordeste vinha mantendo suas vendas no débito acima de 70%, e mesmo com a retomada permaneceu nesse patamar. O sudeste e o sul tinham vendas mais equilibradas entre o crédito e o débito, mas nesse último trimestre, o pagamento à vista foi mais frequente, sendo responsável por 61% e 52% do faturamento, respectivamente.

Já o Norte, onde o crédito vinha com força no último trimestre de 2019 – as vendas chegaram a 63% por essa modalidade – passou por uma virada em 2020, aumentando suas vendas por débito. “Isso pode indicar uma mudança no comportamento do consumidor nesta região, que durante a época de crise econômica pode ter evitado o uso do crédito, gastando apenas o que realmente tinha no bolso naquele momento”, finaliza Francisco.

Imagem: Reprodução

  • Categories: Destaque do dia, Inovação, Notícias, Varejo
  • Tags: comérciocomportamentocomprasconsumidorconsumidoresconsumocrescimentoecommerceEconomiaempresasexperiênciainovaçãoprodutosserviçostecnologiavarejovendas

Conteúdo Relacionado

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

de Redação 9 de junho de 2025

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

de Redação 9 de junho de 2025

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

de Redação 9 de junho de 2025

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

de Redação 9 de junho de 2025

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

de Redação 9 de junho de 2025

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

de Redação 9 de junho de 2025

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

de Redação 9 de junho de 2025

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

de Marcos Gouvêa de Souza 9 de junho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile