Com dívidas superiores a R$ 500 milhões, a Deloitte, administradora judicial da Valdac Global Brands, recomendou a conversão do processo de recuperação em falência, encerrando a sobrevida das marcas de moda Siberian e Crawford. O pedido formalizado na Justiça coloca fim a um ciclo iniciado em 2020.
O grupo Valdac, que controlava outras bandeiras no varejo de moda, não conseguiu executar um plano consistente de reestruturação nos últimos quatro anos. Para a administradora, já não havia elementos que justificassem a continuidade da recuperação, mas apenas o adiamento do colapso.
“A recuperação judicial não pode ser tratada como um palco para retórica otimista. Ela só funciona quando a empresa enfrenta os números com coragem e toma decisões duras. O que vimos nesse processo foi a confusão entre marca conhecida e negócio saudável. Reputação não paga dívida e, sem execução disciplinada, a recuperação se transforma em um teatro com prazo de validade”, afirma o advogado, contador e especialista em reestruturação empresarial, Marcos Pelozato.
A situação das duas marcas se soma a um cenário de fragilidade no varejo. Segundo a Serasa Experian, o número de pedidos de falência no Brasil cresceu 18,9% no primeiro semestre de 2025, com destaque para comércio e indústria. Já as solicitações de recuperação judicial avançaram 26,3% no período.
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