Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home ESG

Consumidor brasileiro é o mais atento à validade de produtos na América Latina

Os latino-americanos têm uma percepção negativa de aditivos de preservação, segundo pesquisa realizada pela Kerry

  • de Redação
  • 2 anos atrás
Assaí

O consumidor brasileiro é o mais atento à validade das embalagens de produtos nas gôndolas. A conclusão é da pesquisa “Proteção alimentar – Percepção do consumidor latino-americano”, realizada pela Kerry. 

Os latino-americanos têm uma percepção negativa de aditivos de preservação e, embora prefiram conservantes naturais, não se sentem totalmente seguros ao consumi-los a longo prazo. 

“Um cruzamento interessante também é a questão geracional entre latinos, porque a geração Z é a mais flexível para receber conservantes artificiais, enquanto as gerações mais velhas se preocupam mais com a presença do sódio”, conta Carolina Orozco, coordenadora de Consumer Insights LATAM na Kerry.

O Brasil é o país que mais está disposto a retirar conservantes dos produtos, mesmo que isso signifique ao alimento ou bebida ter uma vida útil mais curta.  Para 86% do público brasileiro, o consumo de conservantes tem efeito negativo a longo prazo. A afirmação é mais enfática quando vinda dos millenials.

“A indústria já conta com soluções naturais que aumentam a durabilidade dos produtos, mantendo-os saborosos, nutritivos e seguros por mais tempo. Isso é uma demanda e um desejo do consumidor, como aponta a pesquisa”, afirma Carolina Orozco.

Uma das maiores preocupações do brasileiro é analisar a rotulagem dos produtos para observar quais são seus conservantes: 74% dos consumidores brasileiros sempre revisam o rótulo e embalagem dos alimentos antes de efetuar a compra.

Atento ao desperdício de alimentos, 76% dos brasileiros afirmam que não desperdiçam alimentos porque a data de validade expirou. O número é o menor entre os países pesquisados.

O estudo analisou 300 casos em cada um dos países participantes, que foram México, Guatemala, Colômbia, Brasil e Chile.

Imagem: Shutterstock 

  • Categories: ESG, Foodservice, Notícias
  • Tags: alimentaçãoBrasilclienteClientescomérciocomportamentocomprasconsumidorconsumidoresconsumocrescimentoEconomiaempresasfoodservicemercadoserviços

Conteúdo Relacionado

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

de Redação 9 de junho de 2025

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

de Redação 9 de junho de 2025

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

de Redação 9 de junho de 2025

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

de Redação 9 de junho de 2025

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

de Redação 9 de junho de 2025

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

de Redação 9 de junho de 2025

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

de Redação 9 de junho de 2025

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

de Redação 9 de junho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile