A Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias, Pães e Bolos Industrializados (Abimapi) esclareceu que mais da metade do panetone brasileiro exportado vai para os Estados Unidos, e não a metade de toda produção brasileira de panetone, conforme informação distribuída na quarta-feira, 27.
A Abimapi estima que 75% dos embarques de panetones brasileiros aos Estados Unidos estão “sob risco” em virtude do tarifaço de 50% imposto sobre produtos brasileiros importados.
O Brasil é o segundo maior fornecedor de panetones para os Estados Unidos, atrás apenas da Itália, segundo a Abimapi, com participação de 2,3% no mercado americano. Em 2024, as exportações brasileiras de panetone aos Estados Unidos somaram 3,2 mil toneladas, com receita de US$ 12,1 milhões.
A exportação de pão de queijo industrializado também tende a sofrer impacto do tarifaço, segundo a Abimapi. O produto é vendido especialmente em cafeterias dos Estados Unidos. “Nesse caso, as indústrias fizeram acordos individuais, reduzindo a margem de lucro”, observou a Abimapi. O Brasil exportou 500 toneladas de pão de queijo ao mercado americano em 2024, com receita de US$ 8,8 milhões.
Com informação do Estadão de Conteúdo (Isadora Duarte).
Imagem: Envato