Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Destaque do dia

Estudo mapeia perfil gamer de crianças e adolescentes brasileiros

Maioria joga via celular e compra produtos relacionados aos jogos, como roupas e brinquedos

  • de Redação
  • 3 anos atrás
Estudo mapeia perfil gamer de crianças e adolescentes brasileiros

Um estudo feito pela Askids sobre o perfil gamer das crianças e adolescentes brasileiros mostra que a maioria joga via celular e tem o hábito de comprar produtos relacionados a eles, como roupas e brinquedos.

A Askids é o braço de dados e insights da Kids Corp, kidtech que atua com foco em crianças, adolescentes e famílias na América Latina. Nesta segunda-feira (29), comemora-se o Dia Internacional do Gamer, data criada em 2008 por iniciativa de um grupo editorial espanhol.

A grande maioria dos gamers brasileiros menores de idade joga via celular (63%). Em seguida vêm os consoles (20%), o computador (11%) e o tablet (5%). A maioria, ou 54%, joga sozinha, enquanto 20% jogam acompanhados fisicamente de outras pessoas e 26% jogam virtualmente com outras pessoas.

Os videogames favoritos são: Minecraft (24%), Roblox (19%), Amomg Us (13%), FIFA (11%), Angry Birds e Call of Duty (9% cada), Fortnite Battle Royale (6%) e Barbie (6%).

Compra de produtos

A minoria dos gamers entrevistados (11%) afirmou ter comprado jogos eletrônicos no período analisado, sendo que 22% da base indicaram já possuir a assinatura de jogos online. Perguntados sobre quem foi o decisor dessas compras, 63% indicaram ter decidido qual videogame comprar, mas que o mesmo foi pago por outra pessoa, enquanto 26% afirmaram terem sido responsáveis tanto pela escolha quanto pela compra do produto. Em apenas 12% dos casos, tanto a escolha quanto a compra do jogo foram realizadas por um terceiro.

Perguntados se costumam comprar produtos relacionados a videogames, 51% dos gamers no Brasil afirmaram que sim. Entre os itens que lideram a lista de compras, estão roupas (25%), jogos de computador (17%), brinquedos (16%), filmes e itens de papelaria (10%), livros (9%), alimentos e DVDs (8%), revistas, histórias em quadrinhos e figurinhas adesivas (7%), jogos de tabuleiro e itens colecionáveis (6%).

Entre as maiores barreiras para o uso dos videogames por crianças e adolescentes, estão a preferência pelo uso de outros aplicativos (31%), a proibição por parte dos pais (18%), a inadequação do perfil dos jogos para certas idades (13%), e a preferência por realizar outras atividades, como esportes (12%).

O mapeamento do perfil gamer, realizado entre fevereiro e julho de 2022, ouviu 8.453 pessoas, entre 3 e 18 anos, por meio de pesquisas online, em questionários distribuídos em mostra representativa da população conectada em nível nacional, segundo critérios de gênero, idade, nível socioeconômico e praça. Crianças entre 3 e 5 anos de idade responderam às perguntas sob supervisão dos pais.

Imagem: Shutterstock

  • Categories: Destaque do dia, Inovação, Notícias
  • Tags: AskidsBrasildigitalempresasestratégiaexperiênciagamegamersinovaçãojogojogo eletrônicomarcasmercadomercado&consumonegóciosprodutosserviçostecnologiavideogame

Conteúdo Relacionado

Justiça coloca 'watchdogs' para conferir contas da Oi após ver indícios de 'impropriedades'

de Redação 21 de julho de 2025

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

de Redação 21 de julho de 2025

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

de Redação 21 de julho de 2025

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

de Redação 21 de julho de 2025

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

de Redação 21 de julho de 2025

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

de Redação 21 de julho de 2025

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

de Redação 21 de julho de 2025

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

de Redação 21 de julho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile