Magalu transforma Nerdstore em marketplace especializado em itens nerd e geek

Jovem Nerd reassume o comando da marca e será responsável por curadoria e criação de produtos disponíveis na plataforma

A RD Saúde atingiu no mês de julho uma nova marca. Com a abertura das primeiras filiais de 24 cidades do país, 600 municípios brasileiros têm agora pelo menos uma farmácia Raia ou Drogasil. Entre as novidades, estão Maracaju, em Mato Grosso; João Pinheiro, em Minas Gerais; Cajazeiras, na Paraíba; Águas de Lindoia, Brotas e Brodowski, em São Paulo; e Itapipoca, no Ceará — inaugurada em março, a loja do interior cearense se tornou simbólica por ter sido a de número 3.000 aberta pelo grupo. A expansão segue forte tanto nas regiões metropolitanas como nas cidades pequenas e médias do interior do país. A Raia e a Drogasil já têm filiais em 308 dos 319 municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes e a tendência é chegar a todos eles nos próximos anos. “O mais importante é que, em todos esses municípios, abrimos nossas farmácias com a mesma qualidade e cuidado no atendimento ao cliente, mantendo o padrão das marcas Raia e Drogasil, presentes em todos os estados do país”, afirma Marcilio Pousada, CEO da RD Saúde. A empresa tem 14 centros de distribuição para abastecer as farmácias em todo o país. O modelo de negócios é trabalhar físico e digital em conjunto. Cada filial serve como um “minicentro” de distribuição para levar mercadorias mais rapidamente aos clientes. As entregas em até uma hora saíram de 35 mil ao mês em janeiro de 2023 para 45 mil por dia em julho de 2024. Maior grupo do varejo farmacêutico do país, a RD Saúde tem market share de 16,2% e prevê abrir entre 280 e 300 novas lojas por ano em 2024 e 2025
[the_ad id="169690"]

A Jovem Nerd, produtora de conteúdo do Magalu, retomou o controle da Nerdstore, e-commerce de itens geeks e nerds, criado em 2006 por Alexandre Ottoni e Deive Pazos. Integrante do ecossistema Magalu desde 2021, a Jovem Nerd aposta na infraestrutura do grupo para triplicar de tamanho em um ano.

[the_ad id="138406"]

“A nossa curadoria de produtos em parceria com a Netshoes, que já tem experiência na gestão de outros e-commerces, nos faz acreditar muito no crescimento da marca. Exatamente por isso tomamos a decisão de dar espaço para sellers venderem no site, pois sabemos que hoje somos capazes de oferecer um sortimento maior de produtos e atender toda a demanda da melhor forma possível para o cliente”, afirma Deive Pazos.

A gestão da loja virtual será feita pela Netshoes, que será a responsável pela produção de produtos da marca Nerdstore e por toda a operação do e-commerce, desde a plataforma de venda até a logística e atendimento.

[the_ad id="99067"]
[the_ad_group id="11688"]

“Tudo o que é relacionado a tecnologia, experiência do cliente, processamento de pagamentos, gerenciamento de estoque, logística de entregas, negociação com fornecedores e pós-venda, entre outros, ficará a cargo do time da Netshoes. É uma missão especial e estamos muito empolgados em colocar o Jovem Nerd em evidência e consolidar a Netshoes também no mercado de vestuários e artigos nerd e geek por meio da Nerdstore”, diz Graciela Kumruian, CEO da companhia.

A primeira aposta do Jovem Nerd ao reassumir o controle da Nerdstore é a coleção de camisetas do filme Deadpool e Wolverine, um dos principais lançamentos previstos no cinema para este ano. Serão cinco estampas diferentes e todos os itens são licenciados pela Marvel.

Os motivos da venda

A Nerdstore foi vendida pela Jovem Nerd, em 2019, por um motivo curioso: muita demanda. O rápido crescimento da loja e o desejo de ter uma produção própria acabaram tornando o fluxo inviável.

“Nós nos tornamos funis da produção e não conseguíamos crescer mais porque toda a produção estava concentrada nas nossas mãos. Além de todo o trabalho na loja, ainda tínhamos que editar o Nerdcast, que necessitava de atenção, tempo e qualidade. Isso tudo em um momento em que estávamos mudando para o Estados Unidos e gerenciar o varejo à distância era inviável”, disse o Jovem Nerd no vídeo do YouTube em que anunciaram a venda.

Agora, a marca foi retomada pela Jovem Nerd e passa a fazer parte do ecossistema da Magalu. Já o interesse da Netshoes em entrar no mercado de produtos nerds e geek existe há tempos. Em 2023, a empresa lançou a collab Residiuum, em parceria com a Iron Studios. Depois, junto com o Jovem Nerd, no começo de 2024, com o lançamento de Ruff Ghanor, estreou no site uma coleção exclusiva e limitada de camisetas com personagens do game.

“Agora, a operação da Nerdstore aumenta o nosso lastro nesse setor que, segundo a Associação Brasileira de Licenciamento de Marcas e Personagens, faturou mais de 22 bilhões de reais em 2022. É um mercado ainda em expansão e esse valor representa 5% de crescimento em relação ao ano anterior. Com essa parceria, adicionamos esse universo à nossa plataforma e usamos todo o nosso know-how para elevar a Nerdstore a um novo patamar de marketplace geek e nerd e levar ao consumidor uma experiência superior”, diz a executiva.

Imagem: Divugação

Sair da versão mobile