Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Tecnologia

Web Summit começa falando de IA, conexões emocionais e lugares físicos

Tecnologia e vida offline dividem espaço no Web Summit Rio, que garante permanência na cidade até 2030

Luiz Alberto Marinho de Luiz Alberto Marinho
29 de abril de 2025
no Destaque do dia, Inovação, Notícias, Tecnologia
Tempo de leitura: 3 minutos
Web Summit começa falando de IA, conexões emocionais e lugares físicos
[the_ad id="169690"]

A terceira edição do Web Summit Rio começou oficialmente na noite de domingo, quando o prefeito da cidade anunciou uma extensão do acordo, que manterá o evento no Rio de Janeiro pelo menos até 2030.

[the_ad id="138406"]

Mas foi ontem, segunda-feira, que a programação de palestras, workshops e encontros ganhou força. Artistas como Ivete Sangalo e Giovanna Antonelli marcaram presença. E uma quantidade impressionante de conteúdo foi oferecida em múltiplas sessões.

Inteligência Artificial, como esperado, foi um tema transversal. Esteve presente desde a apresentação do diretor da Nvidia, Márcio Aguiar, sobre IA agêntica, até o painel das fintechs sobre o papel da IA na prevenção de fraudes, passando por debates sobre contribuições negativas e positivas da tecnologia para a produtividade e obsolescência da força de trabalho.

[the_ad id="99067"]

Curiosamente, assim como já havia acontecido na NRF e no SXSW deste ano, neste segundo dia do Web Summit, o contraponto à força da tecnologia foi a valorização dos espaços físicos e das conexões humanas, citadas em diversas apresentações.

Cecilia Mondino, vice-presidente de Marketing da Heineken, foi uma das que defenderam a importância dos encontros na vida real. “As marcas precisam decidir sobre o que vão falar no mundo, não podemos só falar de nós mesmos. O assunto escolhido pela Heineken é a socialização”.

Para demonstrar como o conceito se aplica na prática, Cecilia mostrou diversas campanhas, como a do “Telefone Chato”, que estimula as pessoas a adotarem um telefone menos interessante para poderem dar mais atenção às suas vidas sociais. Boa parte dos encontros seria, claro, em bares, tomando uma cerveja.

Outro exemplo de marca que aposta em experiências IRL (na vida real, em português) é a H&M. A varejista, que está de malas prontas para desembarcar no Brasil no segundo semestre do ano, possui uma área específica para explorar Branding & Music (marca e música). Bianca Franklin, a executiva responsável por este trabalho no mundo todo, destacou a importância dos eventos musicais, da participação em festivais e da identificação proporcionada pela música com os clientes.

Os casos que evidenciavam a importância da exploração do mundo físico não pararam por aí. Camila Nunes, CMO da Amazon Brasil, destacou o projeto de distribuição física de produtos nas favelas do país, em parceria com entidades locais. Lucas Herscovici, líder da área DTC (venda direta ao consumidor) da AB InBev, comentou os bons resultados da estratégia de conveniência da empresa para chegar até a casa dos clientes por meio do Zé Delivery e TaDa. Sylvain Le Borgne, da JCDecaux, mostrou cases de sucesso da mídia OOH (out of home) em diversos países.

Mas o painel mais interessante do Web Summit Rio ficou para o final. A última sessão do dia, no Center Stage (palco principal do evento), reuniu o zagueiro Danilo, do Flamengo, e o jornalista Pedro Pirim Rodrigues, criadores do projeto Voz Futura, entrevistados pela Cecilia Oliveira, cofundadora do The Intercept. A ideia por trás da iniciativa é combater o conteúdo tóxico e negativo existente nas redes sociais, que provoca ansiedade, depressão e desconexão. E estimular os jovens a desenvolver um lado mais humano a partir da convivência fora das telas.

Para um evento dedicado à tecnologia e inovação, cujo tema principal promete ser a Inteligência Artificial, a fala da dupla surpreendeu. “Quanto mais falamos da inteligência artificial, menos falamos da inteligência emocional, social e ambiental”, afirmou Pirim Rodrigues. “Precisamos de mais equilíbrio”, arrematou Danilo.

Imagem: Divulgação

 

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

99Food abre cadastro para restaurantes sem taxas nem comissões

Próxima Postagem

Combustíveis fecham abril em queda, com destaque para o diesel

Luiz Alberto Marinho

Luiz Alberto Marinho

Luiz Alberto Marinho é sócio-diretor da Gouvêa Malls, consultoria de negócios ideal para apoiar a nova geração de centros comerciais.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Diesel recua o preço em 1,64%, após último anúncio de redução nas refinarias, mostra IPTL

Combustíveis fecham abril em queda, com destaque para o diesel

[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.