Lojas Americanas e B2W combinam operações e criam americanas s.a.

Companhia será listada no Novo Mercado da B3 e mira IPO nos EUA

Americanas S.A. oferece vagas temporárias para os eventos de fim de ano
[the_ad id="169690"]

A Lojas Americanas S.A. e a B2W – Companhia Digital anunciaram, nesta quarta-feira (28/04) que firmaram um acordo para a combinação das operações, dando origem à nova empresa americanas s.a.. A proposta encaminhada pelos Conselhos de Administração da Lojas Americanas e da B2W, será votada nas Assembleias Gerais Extraordinárias no dia 10 de junho.

[the_ad id="138406"]

A operação se dará em duas etapas. Na primeira, será feita a combinação e a integração dos negócios, com os ativos operacionais de Lojas Americanas sendo incorporados pela B2W (BTOW3), criando a americanas s.a., nova companhia 100% integrada (físico, digital, logística e fintech) em uma única plataforma.

A americanas s.a. será listada no Novo Mercado da B3, o mais alto nível de governança corporativa da bolsa brasileira. A Lojas Americanas (LAME3 e LAME4) seguirá listada no Nível 1, de forma transitória, como um “veículo de investimento” com participação na americanas s.a.. Esta fase acontece em aproximadamente 40 dias.

[the_ad_group id="11688"]

Listagem em bolsa dos EUA

Na segunda etapa, a Lojas Americanas S.A. pretende criar um veículo no exterior para listagem nos Estados Unidos que se chamará americanas inc. Essa fase tem como objetivo elevar a história de investimento da companhia para um patamar global e promover o alinhamento estratégico de longo prazo com os acionistas. A estimativa é que esta fase seja concluída em menos de 1 ano.

As empresas consideram que, com a integração de 100% das operações, será possível oferecer mais agilidade, redução dos pontos de fricção e melhoria da capacidade de engajamento, oferecendo uma experiência cada vez melhor para os clientes.

“A combinação das operações é uma oportunidade única de acelerar a evolução dos negócios. A nova companhia será mais poderosa e mais valiosa do que a combinação das partes, pois representará o resultado de uma soma contínua, um novo ecossistema totalmente integrado para gerar valor, com base em cinco pilares: efeito de rede, tecnologia proprietária, economia de escala, marca reconhecida, e uma plataforma de M&A ainda mais forte”, diz a empresa, em nota.

‘Forte agenda ESG’

A nota informa, ainda, que a americanas s.a. iniciará uma nova jornada de criação de valor, com o cliente no centro da estratégia e alinhada a uma forte agenda de ESG (Environmental, Social and Governance – ou, em português, Ambiental, Social e Governança):

“Será a soma das conquistas do passado com a visão de futuro, e seu propósito também será composto pela soma do objetivo inicial da Lojas Americanas ao inaugurar sua primeira unidade – melhorar a vida das pessoas -, com o compromisso atual – superar as expectativas e oferecer tudo o que o mundo tem de bom. Tudo isso será apresentado no propósito: ‘Somar o que o mundo tem de bom para melhorar a vida das pessoas’.”

A americanas s.a. já nasce com um time de 34 mil associados, mais de 90 milhões de clientes cadastrados – sendo 46 milhões de clientes ativos -, 1.707 lojas de cinco diferentes formatos presentes em 765 cidades, uma plataforma digital completa que conecta compradores e vendedores, uma fintech com mais de 19 milhões de downloads e aceitação em 3 milhões de estabelecimentos, uma plataforma de logística e fulfillment com capilaridade nacional.

Imagem: Divulgação

Sair da versão mobile